Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56510

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Heitor de Oliveira-
dc.contributor.authorLEMOS, Catarina Zovka de Moraes-
dc.date.accessioned2024-06-26T00:02:12Z-
dc.date.available2024-06-26T00:02:12Z-
dc.date.issued2024-05-06-
dc.date.submitted2024-05-19-
dc.identifier.citationLEMOS, Catarina Zovka de Moraes. Balanceamento otimizado da produção com a demanda em estaleiros náuticos: metodologia aplicada em caso real. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Naval, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56510-
dc.description.abstractO Planejamento agregado é o processo de balanceamento da produção com a demanda, projetada para horizontes de tempo em geral de seis a doze meses. Para o planejamento agregado adota-se como medida de capacidade uma unidade geral, i.e. agregada, já que ele assume que o mix de produtos é constante durante todo o mês. Esse balanceamento pode ser feito atuando-se sobre os recursos produtivos. Nesse processo o que se procura é combinar os recursos produtivos de maneira a simultaneamente atender a demanda e conseguir custo mínimo de produção. Nesse trabalho propõe-se uma metodologia para a aplicação do Modelo de Programação Linear, que leva a uma solução ótima, ou seja, conduz ao Planejamento Agregado com mínimo custo total de produção em face das alternativas de produção disponíveis. Para ilustrar a aplicação desta metodologia na prática, é utilizado o caso real de um estaleiro náutico situado no estado de Santa Catarina. Inicialmente foi medida a capacidade do estaleiro, em seguida foi elaborada uma previsão da demanda para o ano seguinte, depois foi escolhida a política de capacidade adequada para a gestão da produção e por fim foi proposta a alternativa ótima de Planejamento Agregado para o ano seguinte. A aplicação do modelo proposto provou que a metodologia é viável de aplicação, sendo assim, este trabalho uma referência útil para aplicações de planejamento agregado em outros estaleiros náuticos.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndústria náuticapt_BR
dc.subjectEstaleiro náuticopt_BR
dc.subjectPlanejamento agregadopt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectPlanejamento da capacidadept_BR
dc.titleBalanceamento otimizado da produção com a demanda em estaleiros náuticos: metodologia aplicada em caso realpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9883971806775141pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3317807243271215pt_BR
dc.description.abstractxAggregate planning is the process of balancing production with demand, projected over time horizons generally of six to twelve months. For aggregate planning, a general unit of measure is adopted as capacity, meaning it is aggregated, since it assumes that the product mix remains constant throughout the month. This balancing can be done by acting on production resources. In this process, the aim is to combine production resources in such a way as to simultaneously meet demand and achieve minimum production costs. This paper proposes a methodology for applying the Linear Programming Model, which leads to an optimum solution, i.e. Aggregate Planning with minimum total production cost given the production alternatives available. To illustrate the application of this methodology in practice, the real case of a shipyard located in the state of Santa Catarina is used. Initially, the shipyard's capacity was measured, then a demand forecast for the following year was drawn up, then the appropriate capacity policy for production management was chosen and finally the optimum Aggregate Planning alternative for the following year. The application of the proposed model proved that the methodology is feasible to apply, making this work a useful reference for aggregate planning applications in other shipyards.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Naval e Oceânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Navalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Naval

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Catarina Zovka de Moraes Lemos.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons