Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56508

Compartilhe esta página

Título: A defesa dos direitos humanos sob o viés da teoria contratualista: um estudo sobre a jurisprudência do STJ em IDC
Autor(es): LIMA, Jackson José dos Santos
Palavras-chave: Direito Constitucional; Direitos Humanos; Contratualismo; Soberania
Data do documento: 25-Mar-2024
Citação: LIMA, Jackson José dos Santos. A defesa dos direitos humanos sob o viés da teoria contratualista: um estudo sobre a jurisprudência do STJ em IDC. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso busca trazer uma abordagem sistemática a respeito da Teoria do Contrato Social com base na atuação brasileira na repressão às graves violações aos direitos humanos, analisando o instituto pátrio do incidente de deslocamento de competência para avaliar se os estados brasileiros contribuem efetivamente com o Estado soberano no cumprimento de seu papel fundamental de proteger a sociedade. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida sob o método hipotético-dedutivo, feita a partir de revisões bibliográficas e documentais de doutrinas e jurisprudências nacionais, sendo a análise dos dados feita quali-quantitativamente. Constata-se que, com base na análise da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, os estados brasileiros, nos últimos anos, têm agido de maneira satisfatória em situações que envolvam graves violações aos direitos humanos, mas precisam se aperfeiçoar mais em seu papel protetivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56508
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jackson José dos Santos Lima..pdf343,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons