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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56496
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Título: | Impacto da implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) nos indicadores educacionais |
Autor(es): | OLIMPIO, Ariane Cristina Oliveira |
Palavras-chave: | Escolas Militares; Avaliação; Análise fatorial; Diferenças (Educação); Rendimento escolar – Avaliação |
Data do documento: | 28-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | OLIMPIO, Ariane Cristina Oliveira. Impacto da implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) nos indicadores educacionais. 2023. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | No contexto dos persistentes desafios educacionais no Brasil, que incluem problemas estruturais, violência escolar e escassez de recursos pedagógicos, este estudo investiga o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). A iniciativa foi impulsionada pela notável performance de escolas militares, destacando-se pela infraestrutura e desempenho acadêmico dos alunos. O Governo Federal, motivado por esses indicadores, decidiu investir no PECIM, selecionando escolas públicas com baixos valores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e infraestrutura precária. Este trabalho se propõe a avaliar o impacto do PECIM nessas escolas, considerando os índices de infraestrutura e as taxas de rendimento escolar. Utilizando a abordagem de Análise Fatorial e Diferenças em Diferenças com múltiplos períodos, conforme desenvolvido por Callaway e Sant’Anna (2021), os resultados indicam uma avaliação positiva da política. A análise fatorial revela que os seis fatores explorados explicam significativamente 77,53% da variância total dos dados, demonstrando forte correlação entre as variáveis e heterogeneidade nas covariâncias. Ao empregar a metodologia de Callaway e Sant’Anna (2021), as taxas de rendimento escolar apresentaram efeito médio do tratamento significativo para os indicadores analisados: elevação da taxa de aprovação e redução das taxas de abandono e de reprovação, corroborando a eficácia da política mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Contudo, para uma compreensão mais abrangente do impacto positivo nessas escolas, ressalta-se a necessidade de um período mais extenso de exposição ao Programa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56496 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia / CAA |
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