Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56484

Share on

Title: A arte como ferramenta para entender a dinâmica da polinização : um estudo de caso na construção de quadros decorativos no ensino médio
Authors: COSTA, Luiza Danielle de Santana
Keywords: Botânica; Estratégias Didáticas; Polinização; Biologia - estudo e ensino
Issue Date: 26-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: COSTA, Luíza Danielle de Santana. A arte como ferramenta para entender a dinâmica da polinização: um estudo de caso na construção de quadros decorativos no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: A arte visual pode oferecer subsídios para ampliar a percepção dos estudantes sobre a morfologia das plantas e suas estratégias de polinização, além de desenvolver a criatividade, a participação e a colaboração. No presente trabalho foi elaborada uma sequência didática investigativa, utilizando a arte como recurso didático, proporcionando uma aprendizagem significativa, com o intuito de motivar os estudantes a se aprofundarem no conhecimento botânico. Trata-se de uma pesquisa participante, a partir da arte botânica, baseada na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), explorando a biodiversidade local, na produção de quadros desenvolvidos a partir de técnicas de desidratação de flores e informações botânicas, evidenciando a importância da polinização para o sistema vivo. A atividade foi dividida em quatro etapas com realização de oficinas, as quais tiveram como prioridade a investigação e identificação das espécies, pesquisa e observação das interações das flores com os organismos vivos. Realizamos testes de técnicas de desidratação e prensagem das plantas para a produção dos quadros e material informativo com o uso da tecnologia, que foram disponibilizados por Qr-Code, a fim de divulgar através da arte os conhecimentos botânicos. Ao final da SDI, os quadros produzidos pelos estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho foram expostos na biblioteca da escola e, como produto da sequência didática, foi construído material instrutivo para que outros docentes possam replicar a atividade. Os resultados demonstram que a abordagem interdisciplinar e colaborativa através da arte, contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento dos estudantes, estimulando a curiosidade, e a capacidade investigativa. Aproximando-os dos saberes botânicos, ampliando a discussão e interesse sobre os temas por meio do despertar da curiosidade e a capacidade investigativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56484
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Luiza Danielle de Santana Costa.pdf
  Embargoed Item Until 2026-06-12
4,98 MBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons