Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56484

Compartilhe esta página

Título: A arte como ferramenta para entender a dinâmica da polinização : um estudo de caso na construção de quadros decorativos no ensino médio
Autor(es): COSTA, Luiza Danielle de Santana
Palavras-chave: Botânica; Estratégias Didáticas; Polinização; Biologia - estudo e ensino
Data do documento: 26-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Luíza Danielle de Santana. A arte como ferramenta para entender a dinâmica da polinização: um estudo de caso na construção de quadros decorativos no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: A arte visual pode oferecer subsídios para ampliar a percepção dos estudantes sobre a morfologia das plantas e suas estratégias de polinização, além de desenvolver a criatividade, a participação e a colaboração. No presente trabalho foi elaborada uma sequência didática investigativa, utilizando a arte como recurso didático, proporcionando uma aprendizagem significativa, com o intuito de motivar os estudantes a se aprofundarem no conhecimento botânico. Trata-se de uma pesquisa participante, a partir da arte botânica, baseada na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), explorando a biodiversidade local, na produção de quadros desenvolvidos a partir de técnicas de desidratação de flores e informações botânicas, evidenciando a importância da polinização para o sistema vivo. A atividade foi dividida em quatro etapas com realização de oficinas, as quais tiveram como prioridade a investigação e identificação das espécies, pesquisa e observação das interações das flores com os organismos vivos. Realizamos testes de técnicas de desidratação e prensagem das plantas para a produção dos quadros e material informativo com o uso da tecnologia, que foram disponibilizados por Qr-Code, a fim de divulgar através da arte os conhecimentos botânicos. Ao final da SDI, os quadros produzidos pelos estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho foram expostos na biblioteca da escola e, como produto da sequência didática, foi construído material instrutivo para que outros docentes possam replicar a atividade. Os resultados demonstram que a abordagem interdisciplinar e colaborativa através da arte, contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento dos estudantes, estimulando a curiosidade, e a capacidade investigativa. Aproximando-os dos saberes botânicos, ampliando a discussão e interesse sobre os temas por meio do despertar da curiosidade e a capacidade investigativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56484
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luiza Danielle de Santana Costa.pdf
  Item embargado até 2026-06-12
4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons