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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56484

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNADIA, Tarcila Correia de Lima-
dc.contributor.authorCOSTA, Luiza Danielle de Santana-
dc.date.accessioned2024-06-15T13:45:28Z-
dc.date.available2024-06-15T13:45:28Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationCOSTA, Luíza Danielle de Santana. A arte como ferramenta para entender a dinâmica da polinização: um estudo de caso na construção de quadros decorativos no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56484-
dc.description.abstractA arte visual pode oferecer subsídios para ampliar a percepção dos estudantes sobre a morfologia das plantas e suas estratégias de polinização, além de desenvolver a criatividade, a participação e a colaboração. No presente trabalho foi elaborada uma sequência didática investigativa, utilizando a arte como recurso didático, proporcionando uma aprendizagem significativa, com o intuito de motivar os estudantes a se aprofundarem no conhecimento botânico. Trata-se de uma pesquisa participante, a partir da arte botânica, baseada na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), explorando a biodiversidade local, na produção de quadros desenvolvidos a partir de técnicas de desidratação de flores e informações botânicas, evidenciando a importância da polinização para o sistema vivo. A atividade foi dividida em quatro etapas com realização de oficinas, as quais tiveram como prioridade a investigação e identificação das espécies, pesquisa e observação das interações das flores com os organismos vivos. Realizamos testes de técnicas de desidratação e prensagem das plantas para a produção dos quadros e material informativo com o uso da tecnologia, que foram disponibilizados por Qr-Code, a fim de divulgar através da arte os conhecimentos botânicos. Ao final da SDI, os quadros produzidos pelos estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho foram expostos na biblioteca da escola e, como produto da sequência didática, foi construído material instrutivo para que outros docentes possam replicar a atividade. Os resultados demonstram que a abordagem interdisciplinar e colaborativa através da arte, contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento dos estudantes, estimulando a curiosidade, e a capacidade investigativa. Aproximando-os dos saberes botânicos, ampliando a discussão e interesse sobre os temas por meio do despertar da curiosidade e a capacidade investigativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectEstratégias Didáticaspt_BR
dc.subjectPolinizaçãopt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA arte como ferramenta para entender a dinâmica da polinização : um estudo de caso na construção de quadros decorativos no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1437226403127718pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8146147662720451pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxVisual art can provide support to enhance students’ perception of plant morphology and their pollination strategies, while also fostering creativity, participation, and collaboration. In this study, an investigative didactic sequence was developed using art as an educational resource, aiming to motivate students to delve deeper into botanical knowledge. The research was participatory, rooted in botanical art, and based on the STEAM methodology (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics). It explored local biodiversity through the creation of frames using flower dehydration techniques and botanical information, highlighting the importance of pollination for living systems. The activity was divided into four stages, including workshops focused on species investigation, research, and observation of flower interactions with living organisms. We conducted tests on plant dehydration and pressing techniques to produce the frames, along with informative material using QR codes to disseminate botanical knowledge through art. At the end of the instructional sequence, the frames created by high school students from the José Joaquim da Silva Filho State Technical School were exhibited in the school library. As a product of this didactic sequence, instructional materials were developed to enable other educators to replicate the activity. The results demonstrate that interdisciplinary and collaborative approaches through art contributed to students’ knowledge development, stimulating curiosity and investigative abilities. By connecting them to botanical knowledge, the discussion and interest in these topics were further expanded through the awakening of curiosity and investigative capacity.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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DISSERTAÇÃO Luiza Danielle de Santana Costa.pdf
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