Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56437

Compartilhe esta página

Título: O uso da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) no contexto educacional para estudantes com TEA: uma revisão de literatura
Autor(es): SANTOS, Magda
Palavras-chave: TEA; Comunicação Aumentativa e Alternativa; Educação; Escola
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: SANTOS, Magda. O uso da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) no contexto educacional para estudantes com TEA: uma revisão de literatura. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) tem se apresentando como uma estratégia eficaz na educação para potencializar as habilidades sociocomunicativas de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Essa investigação tem por objetivo identificar, em pesquisas acadêmicas, o uso da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) em estudantes com TEA no contexto educacional por meio de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL). A RIL foi realizada no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com data de publicação de 2018 a 2023. Foram encontrados 18 artigos envolvendo a temática, e, após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 4 publicações para serem analisadas integralmente. Todas as pesquisas utilizaram recursos ou sistemas de CAA para fins de comunicação na sala de aula regular e na Sala de Recursos Multifuncionais, comprovando a relevância do uso da CAA para as práticas pedagógicas escolares. Além dos benefícios na comunicação, observou-se a utilização da CAA para auxiliar os estudantes em atividades da vida cotidiana e para acesso ao currículo escolar, favorecendo o desenvolvimento integral dos sujeitos da pesquisa. Desse modo, o número reduzido de literatura nos acervos digitais indicam possibilidades de investigações futuras para aprofundar os conhecimentos sobre as práticas de CAA no contexto escolar e seus impactos nas experiências dos alunos com TEA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56437
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Final_Magda.pdf303,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons