Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56437
Share on
Title: | O uso da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) no contexto educacional para estudantes com TEA: uma revisão de literatura |
Authors: | SANTOS, Magda |
Keywords: | TEA; Comunicação Aumentativa e Alternativa; Educação; Escola |
Issue Date: | 26-Sep-2023 |
Citation: | SANTOS, Magda. O uso da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) no contexto educacional para estudantes com TEA: uma revisão de literatura. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) tem se apresentando como uma estratégia eficaz na educação para potencializar as habilidades sociocomunicativas de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Essa investigação tem por objetivo identificar, em pesquisas acadêmicas, o uso da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) em estudantes com TEA no contexto educacional por meio de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL). A RIL foi realizada no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com data de publicação de 2018 a 2023. Foram encontrados 18 artigos envolvendo a temática, e, após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 4 publicações para serem analisadas integralmente. Todas as pesquisas utilizaram recursos ou sistemas de CAA para fins de comunicação na sala de aula regular e na Sala de Recursos Multifuncionais, comprovando a relevância do uso da CAA para as práticas pedagógicas escolares. Além dos benefícios na comunicação, observou-se a utilização da CAA para auxiliar os estudantes em atividades da vida cotidiana e para acesso ao currículo escolar, favorecendo o desenvolvimento integral dos sujeitos da pesquisa. Desse modo, o número reduzido de literatura nos acervos digitais indicam possibilidades de investigações futuras para aprofundar os conhecimentos sobre as práticas de CAA no contexto escolar e seus impactos nas experiências dos alunos com TEA. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56437 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Final_Magda.pdf | 303,04 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License