Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56437

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Rafaella-
dc.contributor.authorSANTOS, Magda-
dc.date.accessioned2024-06-09T02:04:43Z-
dc.date.available2024-06-09T02:04:43Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2024-06-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Magda. O uso da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) no contexto educacional para estudantes com TEA: uma revisão de literatura. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56437-
dc.description.abstractA Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) tem se apresentando como uma estratégia eficaz na educação para potencializar as habilidades sociocomunicativas de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Essa investigação tem por objetivo identificar, em pesquisas acadêmicas, o uso da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) em estudantes com TEA no contexto educacional por meio de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL). A RIL foi realizada no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com data de publicação de 2018 a 2023. Foram encontrados 18 artigos envolvendo a temática, e, após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 4 publicações para serem analisadas integralmente. Todas as pesquisas utilizaram recursos ou sistemas de CAA para fins de comunicação na sala de aula regular e na Sala de Recursos Multifuncionais, comprovando a relevância do uso da CAA para as práticas pedagógicas escolares. Além dos benefícios na comunicação, observou-se a utilização da CAA para auxiliar os estudantes em atividades da vida cotidiana e para acesso ao currículo escolar, favorecendo o desenvolvimento integral dos sujeitos da pesquisa. Desse modo, o número reduzido de literatura nos acervos digitais indicam possibilidades de investigações futuras para aprofundar os conhecimentos sobre as práticas de CAA no contexto escolar e seus impactos nas experiências dos alunos com TEA.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectComunicação Aumentativa e Alternativapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO uso da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) no contexto educacional para estudantes com TEA: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9790116928577230pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Inclusão e Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPEDAGOGIApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Final_Magda.pdf303,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons