Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56437
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Rafaella | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Magda | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-09T02:04:43Z | - |
dc.date.available | 2024-06-09T02:04:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Magda. O uso da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) no contexto educacional para estudantes com TEA: uma revisão de literatura. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56437 | - |
dc.description.abstract | A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) tem se apresentando como uma estratégia eficaz na educação para potencializar as habilidades sociocomunicativas de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Essa investigação tem por objetivo identificar, em pesquisas acadêmicas, o uso da Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) em estudantes com TEA no contexto educacional por meio de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL). A RIL foi realizada no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com data de publicação de 2018 a 2023. Foram encontrados 18 artigos envolvendo a temática, e, após a utilização dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 4 publicações para serem analisadas integralmente. Todas as pesquisas utilizaram recursos ou sistemas de CAA para fins de comunicação na sala de aula regular e na Sala de Recursos Multifuncionais, comprovando a relevância do uso da CAA para as práticas pedagógicas escolares. Além dos benefícios na comunicação, observou-se a utilização da CAA para auxiliar os estudantes em atividades da vida cotidiana e para acesso ao currículo escolar, favorecendo o desenvolvimento integral dos sujeitos da pesquisa. Desse modo, o número reduzido de literatura nos acervos digitais indicam possibilidades de investigações futuras para aprofundar os conhecimentos sobre as práticas de CAA no contexto escolar e seus impactos nas experiências dos alunos com TEA. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outros | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Comunicação Aumentativa e Alternativa | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | O uso da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) no contexto educacional para estudantes com TEA: uma revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9790116928577230 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | PEDAGOGIA | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Final_Magda.pdf | 303,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons