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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56423

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Título : Ingresso ao ensino superior em Terapia Ocupacional : Impactos ocupacionais e emocionais aos estudantes.
Autor : SANTOS, Giselly Thallyta dos
Palabras clave : Ensino Superior; Rotina acadêmica; Saúde Mental
Fecha de publicación : 20-mar-2024
Citación : SANTOS, Giselly Thallyta dos. Ingresso ao ensino superior em Terapia Ocupacional: Impactos ocupacionais e emocionais aos estudantes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2024.
Resumen : Introdução: O ingresso em uma instituição de ensino superior ocasiona uma série de modificações na rotina ocupacional, devido a todas as demandas inerentes ao processo de um novo engajamento ocupacional. Essas modificações são percebidas de diferentes formas por cada aluno, impactando a saúde psíquica de diferentes formas, emergindo assim a necessidade de reflexões frente a essa problemática. Objetivo: investigar as alterações na rotina ocupacional dos recém-ingressos ao ensino superior em Terapia Ocupacional de uma universidade pública no estado de Pernambuco e os possíveis impactos na saúde mental dos indivíduos. Métodos: Estudo de campo com abordagem qualitativa, utilizando-se entrevista semiestruturada e informações sociodemográficas como estratégia de coleta de dados. A análise dos dados foi realizada simultaneamente à coleta de dados, seguindo a técnica da análise temática do conteúdo. Resultados: A rotina do estudante do primeiro ano da graduação sofre sérias modificações pelos novos papéis ocupacionais assumidos, levando a um prejuízo no desempenho ocupacional de outras áreas. Além disso, a saúde psíquica dos estudantes é impactada de forma negativa, trazendo prejuízos como: alterações emocionais, ansiedade e esgotamento. Conclusão: estudantes calouros enfrentam problemas relacionados à adaptação da rotina acadêmica e isso leva a impactos emocionais importantes. Urge a necessidade de políticas públicas que favoreçam o cuidado integral à saúde psíquica do graduando.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56423
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

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