Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56423

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCASTELO BRANCO, Maria de Fátima-
dc.contributor.authorSANTOS, Giselly Thallyta dos-
dc.date.accessioned2024-06-05T13:32:47Z-
dc.date.available2024-06-05T13:32:47Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.date.submitted2024-04-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Giselly Thallyta dos. Ingresso ao ensino superior em Terapia Ocupacional: Impactos ocupacionais e emocionais aos estudantes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56423-
dc.description.abstractIntrodução: O ingresso em uma instituição de ensino superior ocasiona uma série de modificações na rotina ocupacional, devido a todas as demandas inerentes ao processo de um novo engajamento ocupacional. Essas modificações são percebidas de diferentes formas por cada aluno, impactando a saúde psíquica de diferentes formas, emergindo assim a necessidade de reflexões frente a essa problemática. Objetivo: investigar as alterações na rotina ocupacional dos recém-ingressos ao ensino superior em Terapia Ocupacional de uma universidade pública no estado de Pernambuco e os possíveis impactos na saúde mental dos indivíduos. Métodos: Estudo de campo com abordagem qualitativa, utilizando-se entrevista semiestruturada e informações sociodemográficas como estratégia de coleta de dados. A análise dos dados foi realizada simultaneamente à coleta de dados, seguindo a técnica da análise temática do conteúdo. Resultados: A rotina do estudante do primeiro ano da graduação sofre sérias modificações pelos novos papéis ocupacionais assumidos, levando a um prejuízo no desempenho ocupacional de outras áreas. Além disso, a saúde psíquica dos estudantes é impactada de forma negativa, trazendo prejuízos como: alterações emocionais, ansiedade e esgotamento. Conclusão: estudantes calouros enfrentam problemas relacionados à adaptação da rotina acadêmica e isso leva a impactos emocionais importantes. Urge a necessidade de políticas públicas que favoreçam o cuidado integral à saúde psíquica do graduando.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectRotina acadêmicapt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.titleIngresso ao ensino superior em Terapia Ocupacional : Impactos ocupacionais e emocionais aos estudantes.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1664544876465390pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6974846950771267pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Entering a higher education institution brings about a series of changes in the occupational routine, due to all the demands inherent in the process of a new occupational engagement. These changes are perceived in different ways by each student, impacting psychic health in different ways, thus emerging the need for reflection on this problem. Objective: To investigate the changes in the occupational routine of recent entrants to higher education in Occupational Therapy at a public university in the state of Pernambuco and the possible impacts on the mental health of individuals. Methods: A field study with a qualitative approach, using semi-structured interviews and socio-demographic information as a data collection strategy. Data analysis was carried out simultaneously with data collection, following the thematic content analysis technique. Results: The routine of the first-year undergraduate student undergoes serious modifications due to the new occupational roles assumed, leading to impaired occupational performance in other areas. In addition, the students' psychological health is negatively impacted, causing damage such as emotional changes, anxiety and exhaustion. Conclusion: Freshmen students face problems related to adapting to the academic routine and this leads to significant emotional impacts. There is an urgent need for public policies that promote comprehensive care for undergraduates' psychological health.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-5899-7474pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivo TCC - Giselly Santos.pdf345,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons