Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56423
Compartilhe esta página
Título: | Ingresso ao ensino superior em Terapia Ocupacional : Impactos ocupacionais e emocionais aos estudantes. |
Autor(es): | SANTOS, Giselly Thallyta dos |
Palavras-chave: | Ensino Superior; Rotina acadêmica; Saúde Mental |
Data do documento: | 20-Mar-2024 |
Citação: | SANTOS, Giselly Thallyta dos. Ingresso ao ensino superior em Terapia Ocupacional: Impactos ocupacionais e emocionais aos estudantes. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2024. |
Abstract: | Introdução: O ingresso em uma instituição de ensino superior ocasiona uma série de modificações na rotina ocupacional, devido a todas as demandas inerentes ao processo de um novo engajamento ocupacional. Essas modificações são percebidas de diferentes formas por cada aluno, impactando a saúde psíquica de diferentes formas, emergindo assim a necessidade de reflexões frente a essa problemática. Objetivo: investigar as alterações na rotina ocupacional dos recém-ingressos ao ensino superior em Terapia Ocupacional de uma universidade pública no estado de Pernambuco e os possíveis impactos na saúde mental dos indivíduos. Métodos: Estudo de campo com abordagem qualitativa, utilizando-se entrevista semiestruturada e informações sociodemográficas como estratégia de coleta de dados. A análise dos dados foi realizada simultaneamente à coleta de dados, seguindo a técnica da análise temática do conteúdo. Resultados: A rotina do estudante do primeiro ano da graduação sofre sérias modificações pelos novos papéis ocupacionais assumidos, levando a um prejuízo no desempenho ocupacional de outras áreas. Além disso, a saúde psíquica dos estudantes é impactada de forma negativa, trazendo prejuízos como: alterações emocionais, ansiedade e esgotamento. Conclusão: estudantes calouros enfrentam problemas relacionados à adaptação da rotina acadêmica e isso leva a impactos emocionais importantes. Urge a necessidade de políticas públicas que favoreçam o cuidado integral à saúde psíquica do graduando. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56423 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivo TCC - Giselly Santos.pdf | 345,32 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons