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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56064

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Título: Benefícios da natação no desenvolvimento psicomotor de crianças entre 2 e 7 anos
Autor(es): SILVA, Maria de Jesus Andrade da
Palavras-chave: natação; criança; desenvolvimento psicomotor
Data do documento: 19-Mar-2024
Citação: SILVA, Maria de Jesus Andrade da. Benefícios da natação no desenvolvimento psicomotor de crianças entre 2 e 7 anos. 2024. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife - PE, 2024.
Abstract: A realização de atividade física proporciona muitos benefícios para o bem-estar do ser humano, principalmente na fase infantil, à qual o ser humano encontra-se em processo de desenvolvimento total. E a natação é o esporte visto como mais completo para esta fase, pois ele abrange o desenvolvimento e a coordenação dos movimentos físicos, juntamente com o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Entretanto, qual o tamanho da sua influência no desenvolvimento psicomotor, no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, a saúde mental e emocional das crianças em idade escolar? Será que traz benefícios específicos no desenvolvimento motor quando praticada por crianças em determinadas faixas etárias? Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi apresentar as contribuições da natação no desenvolvimento motor e psicológico de crianças entre os 2 aos 7 anos de idade. Foi produzida uma revisão sistemática utilizando a seguinte base de dados: GOOGLE ACADÊMICO. Para os filtros de busca foram utilizados os seguintes descritores: "desenvolvimento psicomotor" e "natação" e "socialização" e “esportes”. Foram incluídos 4 artigos para a discussão. Após a análise dos resultados, foi possível observar que as crianças praticantes de natação têm a motricidade global e a organização espacial mais desenvolvida do que as não praticantes, mostram-se menos agressivas, e ainda tendem a apresentar uma maior facilidade em estabelecer vínculos afetivos com colegas, familiares e professores, além de desenvolverem inteligência emocional, habilidades de cooperação e trabalho em equipe. Todavia, nota-se a falta de tal modalidade nas escolas apesar das inúmeras vantagens que sua prática é capaz de promover.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56064
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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