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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56064

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Fátima Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.authorSILVA, Maria de Jesus Andrade da-
dc.date.accessioned2024-04-23T16:35:05Z-
dc.date.available2024-04-23T16:35:05Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.date.submitted2024-04-02-
dc.identifier.citationSILVA, Maria de Jesus Andrade da. Benefícios da natação no desenvolvimento psicomotor de crianças entre 2 e 7 anos. 2024. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife - PE, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56064-
dc.description.abstractA realização de atividade física proporciona muitos benefícios para o bem-estar do ser humano, principalmente na fase infantil, à qual o ser humano encontra-se em processo de desenvolvimento total. E a natação é o esporte visto como mais completo para esta fase, pois ele abrange o desenvolvimento e a coordenação dos movimentos físicos, juntamente com o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Entretanto, qual o tamanho da sua influência no desenvolvimento psicomotor, no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, a saúde mental e emocional das crianças em idade escolar? Será que traz benefícios específicos no desenvolvimento motor quando praticada por crianças em determinadas faixas etárias? Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi apresentar as contribuições da natação no desenvolvimento motor e psicológico de crianças entre os 2 aos 7 anos de idade. Foi produzida uma revisão sistemática utilizando a seguinte base de dados: GOOGLE ACADÊMICO. Para os filtros de busca foram utilizados os seguintes descritores: "desenvolvimento psicomotor" e "natação" e "socialização" e “esportes”. Foram incluídos 4 artigos para a discussão. Após a análise dos resultados, foi possível observar que as crianças praticantes de natação têm a motricidade global e a organização espacial mais desenvolvida do que as não praticantes, mostram-se menos agressivas, e ainda tendem a apresentar uma maior facilidade em estabelecer vínculos afetivos com colegas, familiares e professores, além de desenvolverem inteligência emocional, habilidades de cooperação e trabalho em equipe. Todavia, nota-se a falta de tal modalidade nas escolas apesar das inúmeras vantagens que sua prática é capaz de promover.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectnataçãopt_BR
dc.subjectcriançapt_BR
dc.subjectdesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.titleBenefícios da natação no desenvolvimento psicomotor de crianças entre 2 e 7 anospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5002141807717050pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9271780442828859pt_BR
dc.description.abstractxPerforming physical activity provides many benefits for human well-being, especially during childhood, when human beings are in the process of total development. And swimming is the sport seen as most complete for this phase, as it encompasses the development and coordination of physical movements, along with the development of cognitive, social and emotional skills. However, how big is its influence on psychomotor development, with regard to cognitive development, mental and emotional health of school-age children? Does it bring specific benefits to motor development when practiced by children in certain age groups? Therefore, the objective of the present study was to present the contributions of swimming to the motor and psychological development of children between 2 and 7 years of age. A systematic review was produced using the following database: GOOGLE ACADÊMICO. The following descriptors were used for the search filters: “psychomotor development” and “swimming” and “socialization” and “sports”. 4 articles were included for discussion. After analyzing the results, it was possible to observe that children who swim have more developed global motor skills and spatial organization than non-practitioners, are less aggressive, and also tend to be more likely to establish emotional bonds with their children. colleagues, family and teachers, in addition to developing emotional intelligence, cooperation and teamwork skills. However, there is a lack of this modality in schools despite the numerous advantages that its practice is capable of promoting.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9439-8878pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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