Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55950

Share on

Title: Educação Física : arte circense nas aulas com o conteúdo ginástica no universo escolar
Authors: BARBOSA, Maria Júlia Duarte
Keywords: Educação Física; Arte Circense; Ginástica
Issue Date: 19-Mar-2024
Citation: BARBOSA, Maria Júlia Duarte. Educação Física: arte circense nas aulas com o conteúdo ginástica no universo escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Essa pesquisa explora a abordagem crítico-superadora da Educação Física Escolar, destacando a importância de compreender a cultura corporal em sua totalidade. A ginástica, parte integrante dessa cultura corporal, é contextualizada historicamente, desde a Pré-história até os métodos do século XIX e XX. O estudo também destaca a falta de reconhecimento do conteúdo de ginástica nas instituições de ensino, incluindo tanto os estabelecimentos de ensino básico quanto os de ensino superior. Além disso, introduz a arte circense como uma possibilidade de abordagem nas aulas de Educação Física Escolar, buscando promover as manifestações culturais, estimular a ludicidade e fortalecer a relação professor-estudante. A pesquisa de campo, fundamentada em conceitos etnometodológicos, destaca a importância da reflexividade e da prática para compreender as dinâmicas sociais. Realização de entrevistas narrativas com um artista circense evidenciam a contribuição dessa prática para o ensino da ginástica nas escolas, promovendo a superação de desafios e o trabalho coletivo. Também é destacada a necessidade de ampliar as estratégias metodológicas na Educação Física, explorando a arte circense como uma alternativa rica em significados culturais e pedagógicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55950
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Júlia Duarte Barbosa.pdf476,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons