Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55950
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRANÇA, Tereza Luiza de | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Maria Júlia Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T13:53:39Z | - |
dc.date.available | 2024-04-16T13:53:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-01 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Maria Júlia Duarte. Educação Física: arte circense nas aulas com o conteúdo ginástica no universo escolar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55950 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa explora a abordagem crítico-superadora da Educação Física Escolar, destacando a importância de compreender a cultura corporal em sua totalidade. A ginástica, parte integrante dessa cultura corporal, é contextualizada historicamente, desde a Pré-história até os métodos do século XIX e XX. O estudo também destaca a falta de reconhecimento do conteúdo de ginástica nas instituições de ensino, incluindo tanto os estabelecimentos de ensino básico quanto os de ensino superior. Além disso, introduz a arte circense como uma possibilidade de abordagem nas aulas de Educação Física Escolar, buscando promover as manifestações culturais, estimular a ludicidade e fortalecer a relação professor-estudante. A pesquisa de campo, fundamentada em conceitos etnometodológicos, destaca a importância da reflexividade e da prática para compreender as dinâmicas sociais. Realização de entrevistas narrativas com um artista circense evidenciam a contribuição dessa prática para o ensino da ginástica nas escolas, promovendo a superação de desafios e o trabalho coletivo. Também é destacada a necessidade de ampliar as estratégias metodológicas na Educação Física, explorando a arte circense como uma alternativa rica em significados culturais e pedagógicos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Arte Circense | pt_BR |
dc.subject | Ginástica | pt_BR |
dc.title | Educação Física : arte circense nas aulas com o conteúdo ginástica no universo escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FRANÇA, Sandra Cristhianne | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1569574535389510 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8809406318062867 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research explores the critical-transformative approach to Physical Education in schools, emphasizing the significance of comprehending bodily culture in its entirety. Gymnastics, an integral part of this culture, is historically contextualized from prehistory to the methods of the XIX and XX centuries. The study also focuses on the lack of recognition regarding gymnastics content in educational institutions, encompassing not only basic education establishments but also higher education institutions. Additionally, it introduces circus art as a potential approach in physical education classes, aiming to promote cultural manifestations, stimulate playfulness, and strengthen the teacher-student relationship. The field study, grounded in ethnomethodological concepts, underscores the importance of reflexivity and practice to comprehend social dynamics. Conducting narrative interviews with a circus artist highlights the contribution of this practice to gymnastics teaching in schools, fostering the overcoming of challenges and collective work. The necessity of expanding methodological strategies in Physical Education is also emphasized, exploring circus art as an alternative rich in cultural and pedagogical meanings. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | CCS - DEF (Departamento de Educação Física) | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Júlia Duarte Barbosa.pdf | 476,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons