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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55928
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Title: | Percepção de professores e cuidadores sobre a participação de discentes com transtorno do espectro autista em aulas de dança. |
Authors: | PEREIRA, Reinan da Silva |
Keywords: | Transtorno do Espectro Autista (TEA); Dança; Percepção; Benefícios |
Issue Date: | 18-Mar-2024 |
Citation: | PEREIRA, Reinan da Silva. Percepção de professores e cuidadores sobre a participação de discentes com transtorno do espectro autista em aulas de dança. 2024. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem que afeta a capacidade de a pessoa comunicar-se, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia. A BNCC atribui a responsabilidade da exploração de um conjunto de culturas do movimento humano, incluindo a dança a Educação Física. Scarpato (2004) enfatiza que a dança na escola deve promover comunicação e expressão. Além disso, a dança é um conteúdo fundamental a ser abordado no ambiente escolar, e é apontado pelo Manual da American Psychiatric Association (2013) que a dança é uma estratégia que estimula o desenvolvimento de pessoas autista. A pesquisa em questão teve por objetivo investigar a percepção de professores e cuidadores em relação à participação de alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de dança, visando analisar o impacto da mesma nesses discentes. Trata-se de um estudo descritivo observacional, que ocorreu em uma escola municipal em Vitória de Santo Antão/PE, com alunos do ensino infantil (Pré I e II) e do fundamental I (2º ano) com TEA. Foram realizadas quatro sessões de dança criativa baseadas em Rudolf Laban, e a coleta de dados ocorreu através de questionários sociodemográficos e entrevistas após a quarta sessão com as professoras e cuidadoras dos alunos em questão. Os resultados demonstram benefícios da prática da dança pelos alunos com TEA, tornando perceptivo mudanças com relação a afetividade dos alunos participantes, ocorrendo um aumento na interação dos mesmos e em suma, é possível observar que a prática da dança pode oferecer melhoras consideráveis em pessoas com o diagnóstico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55928 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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