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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorPEREIRA, Reinan da Silva-
dc.date.accessioned2024-04-15T19:20:05Z-
dc.date.available2024-04-15T19:20:05Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2024-03-26-
dc.identifier.citationPEREIRA, Reinan da Silva. Percepção de professores e cuidadores sobre a participação de discentes com transtorno do espectro autista em aulas de dança. 2024. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55928-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma desordem que afeta a capacidade de a pessoa comunicar-se, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia. A BNCC atribui a responsabilidade da exploração de um conjunto de culturas do movimento humano, incluindo a dança a Educação Física. Scarpato (2004) enfatiza que a dança na escola deve promover comunicação e expressão. Além disso, a dança é um conteúdo fundamental a ser abordado no ambiente escolar, e é apontado pelo Manual da American Psychiatric Association (2013) que a dança é uma estratégia que estimula o desenvolvimento de pessoas autista. A pesquisa em questão teve por objetivo investigar a percepção de professores e cuidadores em relação à participação de alunos com transtorno do Espectro Autista (TEA) em aulas de dança, visando analisar o impacto da mesma nesses discentes. Trata-se de um estudo descritivo observacional, que ocorreu em uma escola municipal em Vitória de Santo Antão/PE, com alunos do ensino infantil (Pré I e II) e do fundamental I (2º ano) com TEA. Foram realizadas quatro sessões de dança criativa baseadas em Rudolf Laban, e a coleta de dados ocorreu através de questionários sociodemográficos e entrevistas após a quarta sessão com as professoras e cuidadoras dos alunos em questão. Os resultados demonstram benefícios da prática da dança pelos alunos com TEA, tornando perceptivo mudanças com relação a afetividade dos alunos participantes, ocorrendo um aumento na interação dos mesmos e em suma, é possível observar que a prática da dança pode oferecer melhoras consideráveis em pessoas com o diagnóstico.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectBenefíciospt_BR
dc.titlePercepção de professores e cuidadores sobre a participação de discentes com transtorno do espectro autista em aulas de dança.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMORAIS, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5607081970948815pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1370555928023240pt_BR
dc.description.abstractxThe Autism Spectrum Disorder (ASD) is a condition that affects a person's ability to communicate, establish relationships, and respond appropriately to the surrounding environment. The BNCC assigns the responsibility of exploring a set of cultures of human movement, including dance, to Physical Education. Scarpato (2004) emphasizes that dance in school should promote communication and expression. Furthermore, dance is a fundamental content to be addressed in the school environment, and it is pointed out by the American Psychiatric Association Manual (2013) that dance is a strategy that stimulates the development of autistic individuals. The research aimed to investigate the perception of teachers and caregivers regarding the participation of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in dance classes, aiming to analyze its impact on these students. It is a descriptive observational study, which took place in a municipal school in Vitória de Santo Antão/PE, with students from kindergarten (Pre I and II) and elementary school (2nd grade) with ASD. Four sessions of creative dance based on Rudolf Laban were conducted, and data collection occurred through sociodemographic questionnaires and interviews after the fourth session with the teachers and caregivers of the students in question. The results demonstrate benefits of dance practice for students with ASD, making changes in the participants' affection noticeable, resulting in an increase in their interaction. In summary, it is possible to observe that dance practice can offer considerable improvements in individuals with the diagnosis.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3573990227761049pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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