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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55875
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Título: | A inserção da arte na educação matemática: utilização das obras de Escher para ensinar geometria espacial. |
Autor(es): | SILVA, Rauanny Camila de Carvalho |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade; Arte e Matemática; Geometria Espacial; Escher |
Data do documento: | 23-Fev-2024 |
Citação: | SILVA, Rauanny Camila de Carvalho. A inserção da arte na educação matemática: utilização das obras de Escher para ensinar geometria espacial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Explorar figuras geométricas através de obras de Arte na sala de aula é uma maneira de unificar a explicação à representação, com o intuito de ter uma melhor visualização (de conceitos abstratos) e exploração da Geometria. Este trabalho descreve brevemente a vida do Maurits Cornelis Escher, artista holandês muito conhecido por suas xilogravuras que representam percepção, espaço e transformação, e tem a finalidade de mostrar a geometria presente nas suas obras, focando na fase “Metamorfose”, que mais apresenta conceitos geométricos e podem ser usadas como ferramentas na sala de aula para ensinar geometria de uma forma criativa e envolvente. Após ler alguns trabalhos que relacionam a Matemática e a Arte na sala de aula, surgiu a curiosidade de entender como as obras de Escher poderiam contribuir para o ensino da Geometria e surgiu também a pergunta norteadora desta pesquisa: “De que forma as obras de Escher utilizadas no ensino de Geometria Espacial poderiam contribuir para a aprendizagem de um grupo de alunos?”. Espera-se, a partir desse trabalho, contribuir e influenciar professores a fazer essa interdisciplinaridade na sala de aula, contribuindo para o pensamento criativo, sensibilidade, intuição e imaginação do aluno. Nesta pesquisa, foi investigado a aplicação de conceitos de Geometria Espacial nas obras de Escher e teve como objetivo analisar como a inserção da Arte no ensino de Geometria Espacial contribui para a aprendizagem de um grupo de alunos de uma escola pública de referência em Ensino Médio da cidade de Caruaru, do estado de Pernambuco. A pesquisa foi desenvolvida baseada em estudos, em que se elaborou e aplicou um questionário com os alunos. A partir disso, foi apresentado a eles algumas obras de Escher e trabalhado a identificação, o olhar, o sentir e o pensar, com os conceitos de vértices, arestas e faces dos sólidos geométricos presentes nas obras. Por fim, percebemos com este trabalho que essa interação, que é a interdisciplinaridade, contribui para a aprendizagem de Geometria Espacial em sala de aula, auxiliando na melhor visualização dos sólidos, saindo da rotina do aluno e, consequentemente, tornando a aula mais interessante. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55875 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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