Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55875

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Rauanny Camila de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-04-12T15:19:36Z-
dc.date.available2024-04-12T15:19:36Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.date.submitted2024-04-12-
dc.identifier.citationSILVA, Rauanny Camila de Carvalho. A inserção da arte na educação matemática: utilização das obras de Escher para ensinar geometria espacial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55875-
dc.description.abstractExplorar figuras geométricas através de obras de Arte na sala de aula é uma maneira de unificar a explicação à representação, com o intuito de ter uma melhor visualização (de conceitos abstratos) e exploração da Geometria. Este trabalho descreve brevemente a vida do Maurits Cornelis Escher, artista holandês muito conhecido por suas xilogravuras que representam percepção, espaço e transformação, e tem a finalidade de mostrar a geometria presente nas suas obras, focando na fase “Metamorfose”, que mais apresenta conceitos geométricos e podem ser usadas como ferramentas na sala de aula para ensinar geometria de uma forma criativa e envolvente. Após ler alguns trabalhos que relacionam a Matemática e a Arte na sala de aula, surgiu a curiosidade de entender como as obras de Escher poderiam contribuir para o ensino da Geometria e surgiu também a pergunta norteadora desta pesquisa: “De que forma as obras de Escher utilizadas no ensino de Geometria Espacial poderiam contribuir para a aprendizagem de um grupo de alunos?”. Espera-se, a partir desse trabalho, contribuir e influenciar professores a fazer essa interdisciplinaridade na sala de aula, contribuindo para o pensamento criativo, sensibilidade, intuição e imaginação do aluno. Nesta pesquisa, foi investigado a aplicação de conceitos de Geometria Espacial nas obras de Escher e teve como objetivo analisar como a inserção da Arte no ensino de Geometria Espacial contribui para a aprendizagem de um grupo de alunos de uma escola pública de referência em Ensino Médio da cidade de Caruaru, do estado de Pernambuco. A pesquisa foi desenvolvida baseada em estudos, em que se elaborou e aplicou um questionário com os alunos. A partir disso, foi apresentado a eles algumas obras de Escher e trabalhado a identificação, o olhar, o sentir e o pensar, com os conceitos de vértices, arestas e faces dos sólidos geométricos presentes nas obras. Por fim, percebemos com este trabalho que essa interação, que é a interdisciplinaridade, contribui para a aprendizagem de Geometria Espacial em sala de aula, auxiliando na melhor visualização dos sólidos, saindo da rotina do aluno e, consequentemente, tornando a aula mais interessante.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectArte e Matemáticapt_BR
dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
dc.subjectEscherpt_BR
dc.titleA inserção da arte na educação matemática: utilização das obras de Escher para ensinar geometria espacial.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8663548685961449pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxExploring geometric figures through works of art in the classroom is a way to unify the explanation to representation, in order to have a better visualization (of abstract concepts) and exploration of geometry. This work briefly describes the life of Maurits Cornelis Escher, a Dutch artist well known for his woodcuts that represent perception, space and transformation, and aims to show the geometry present in his works, focusing on the "Metamorphosis" phasewhich presents more geometric concepts and can be used as tools in the classroom to teach geometry in a creative and engaging way. After reading some works that relate mathematics and art in the classroom, the curiosity arose to understand how the works of Escher could contribute to the teaching of geometry and also emerged the guiding question of this research: "How could Escher’s works in the teaching of Spatial Geometry contribute to the learning of a group of students?". It is expected, from this work, to contribute and influence teachers to do this interdisciplinarity in the classroom, contributing to the creative thinking, sensitivity, intuition and imagination of the student. In this research, the application of concepts of Spatial Geometry in the works of Escher was investigated and aimed to analyze how the insertion of Art in the teaching of Geometry, could contribute to the learning of a group of high school students from a public school in Caruaru. The research was developed based on studies already done by Japiassu (1976), Fazenda (1994), Read (2001), Berro (2008), Flores (2007), Sampaio (2012) and Barros (2017), in which it was elaborated and applied a questionnaire with the students. From this, it was presented to them some works of Escher and worked identification, look, feel and think, with the concepts of vertices, edges and faces of the geometric solids present in the works. Finally, we realized with this work that this interaction, which is interdisciplinarity, contributes to the learning of Spatial Geometry in the classroom, contributing to the best visualization of the solids, leaving the student’s routine and consequently, making the class more interesting.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rauanny Camila de Carvalho Silva - final.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons