Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55522
Comparte esta pagina
Título : | A reportagem especial transmídia : uma proposta de roteirização |
Autor : | MACEDO, Marcos Carvalho |
Palabras clave : | Jornalismo; Transmídia; Reportagem especial; Roteirização; Método |
Fecha de publicación : | 1-mar-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | MACEDO, Marcos Carvalho. A reportagem especial transmídia: uma proposta de roteirização. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Esta tese propõe um método de roteirização para reportagens especiais transmídia com base nos estudos da linguagem e na pesquisa aplicada realizada com estudantes de jornalismo de universidades públicas, especialmente diante da ausência de referências mais específicas capazes de subsidiar a prática jornalística transmídia. A partir de investigações e análises que destacaram a importância das relações temáticas para configuração textual desse tipo de reportagem (Macedo, 2019), desenvolveu-se um instrumental metodológico denominado mapa midiático-temático, que permite representar visualmente as estratégias de expansão transmídia de textos associados a um texto de referência, nos moldes da transmidiação (Fechine, 2018). As etapas sucessivas que constituem o método são: a) caracterização do jornalismo transmídia; b) discussão do projeto transmídia; c) roteirização do texto de referência; d) roteirização dos textos de expansão; e) revisão do mapa midiático-temático; f) produção jornalística transmídia; e g) circulação jornalística transmídia. A ferramenta e o método propostos foram colocados à prova em disciplinas dos cursos de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), demonstrando que a roteirização para reportagens especiais transmídia, baseada no desdobramento dos aspectos temáticos, sustenta- se tanto teórica quanto operacionalmente. Os roteiros produzidos pelos estudantes com o emprego do método mostraram que ele estimula efetivamente o desenvolvimento de textos de expansão, fazendo avançar o percurso temático segundo determinadas organizações argumentativas mais gerais. A pesquisa realizada constatou a operatividade do mapa temático- midiático para o ensino de jornalismo e, a partir da avaliação feita pelos jornalistas em formação, sinalizou ainda seu potencial para emprego por profissionais, o que poderá ser realizado em experiências futuras. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55522 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Marcos Carvalho Macedo.pdf | 10,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons