Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55522
Comparte esta pagina
Title: | A reportagem especial transmídia : uma proposta de roteirização |
Authors: | MACEDO, Marcos Carvalho |
Keywords: | Jornalismo; Transmídia; Reportagem especial; Roteirização; Método |
Issue Date: | 1-Mar-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MACEDO, Marcos Carvalho. A reportagem especial transmídia: uma proposta de roteirização. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Esta tese propõe um método de roteirização para reportagens especiais transmídia com base nos estudos da linguagem e na pesquisa aplicada realizada com estudantes de jornalismo de universidades públicas, especialmente diante da ausência de referências mais específicas capazes de subsidiar a prática jornalística transmídia. A partir de investigações e análises que destacaram a importância das relações temáticas para configuração textual desse tipo de reportagem (Macedo, 2019), desenvolveu-se um instrumental metodológico denominado mapa midiático-temático, que permite representar visualmente as estratégias de expansão transmídia de textos associados a um texto de referência, nos moldes da transmidiação (Fechine, 2018). As etapas sucessivas que constituem o método são: a) caracterização do jornalismo transmídia; b) discussão do projeto transmídia; c) roteirização do texto de referência; d) roteirização dos textos de expansão; e) revisão do mapa midiático-temático; f) produção jornalística transmídia; e g) circulação jornalística transmídia. A ferramenta e o método propostos foram colocados à prova em disciplinas dos cursos de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), demonstrando que a roteirização para reportagens especiais transmídia, baseada no desdobramento dos aspectos temáticos, sustenta- se tanto teórica quanto operacionalmente. Os roteiros produzidos pelos estudantes com o emprego do método mostraram que ele estimula efetivamente o desenvolvimento de textos de expansão, fazendo avançar o percurso temático segundo determinadas organizações argumentativas mais gerais. A pesquisa realizada constatou a operatividade do mapa temático- midiático para o ensino de jornalismo e, a partir da avaliação feita pelos jornalistas em formação, sinalizou ainda seu potencial para emprego por profissionais, o que poderá ser realizado em experiências futuras. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55522 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Marcos Carvalho Macedo.pdf | 10,66 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License