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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55522

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRITO, Yvana Carla Fechine de-
dc.contributor.authorMACEDO, Marcos Carvalho-
dc.date.accessioned2024-03-20T18:53:03Z-
dc.date.available2024-03-20T18:53:03Z-
dc.date.issued2024-03-01-
dc.identifier.citationMACEDO, Marcos Carvalho. A reportagem especial transmídia: uma proposta de roteirização. 2024. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55522-
dc.description.abstractEsta tese propõe um método de roteirização para reportagens especiais transmídia com base nos estudos da linguagem e na pesquisa aplicada realizada com estudantes de jornalismo de universidades públicas, especialmente diante da ausência de referências mais específicas capazes de subsidiar a prática jornalística transmídia. A partir de investigações e análises que destacaram a importância das relações temáticas para configuração textual desse tipo de reportagem (Macedo, 2019), desenvolveu-se um instrumental metodológico denominado mapa midiático-temático, que permite representar visualmente as estratégias de expansão transmídia de textos associados a um texto de referência, nos moldes da transmidiação (Fechine, 2018). As etapas sucessivas que constituem o método são: a) caracterização do jornalismo transmídia; b) discussão do projeto transmídia; c) roteirização do texto de referência; d) roteirização dos textos de expansão; e) revisão do mapa midiático-temático; f) produção jornalística transmídia; e g) circulação jornalística transmídia. A ferramenta e o método propostos foram colocados à prova em disciplinas dos cursos de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), demonstrando que a roteirização para reportagens especiais transmídia, baseada no desdobramento dos aspectos temáticos, sustenta- se tanto teórica quanto operacionalmente. Os roteiros produzidos pelos estudantes com o emprego do método mostraram que ele estimula efetivamente o desenvolvimento de textos de expansão, fazendo avançar o percurso temático segundo determinadas organizações argumentativas mais gerais. A pesquisa realizada constatou a operatividade do mapa temático- midiático para o ensino de jornalismo e, a partir da avaliação feita pelos jornalistas em formação, sinalizou ainda seu potencial para emprego por profissionais, o que poderá ser realizado em experiências futuras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectTransmídiapt_BR
dc.subjectReportagem especialpt_BR
dc.subjectRoteirizaçãopt_BR
dc.subjectMétodopt_BR
dc.titleA reportagem especial transmídia : uma proposta de roteirizaçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0344019329122820pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9747239620879117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis proposes a scripting method for transmedia special reporting based on language studies and applied research carried out with journalism students from public universities, especially in the absence of more specific references to supporting transmedia journalistic practice. Based on research and analysis that highlighted the importance of thematic relationships for the textual configuration of this type of reporting (Macedo, 2019), a methodological tool called a media-thematic map was developed, which allows us to visually represent the transmedia expansion strategies of texts associated with a reference text, along the lines of transmediation (Fechine, 2018). The successive stages that constitute the method are: a) characterization of transmedia journalism; b) discussion of the transmedia project; c) scripting of the reference text; d) scripting of the expansion texts; e) revision of the media- thematic map; f) transmedia journalistic production; and g) transmedia journalistic circulation. The proposed tool and method were put to the test in Journalism courses at the Federal University of Pernambuco (UFPE) and the Federal University of Alagoas (UFAL), demonstrating that scripting for transmedia special reporting, based on the unfolding of thematic aspects, is both theoretically and operationally sustainable. The scripts produced by the students using the method showed that it effectively stimulates the development of expansion texts, advancing the thematic pathway according to certain more general argumentative organizations. The research confirmed the operability of the thematic-media map for teaching journalism and, based on the evaluation made by journalists in training, also indicated its potential for use by professionals, which could be carried out in future experiments.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

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