Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55507
Share on
Title: | Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas |
Authors: | SCHMIDT, Carlo et al |
Keywords: | inclusão escolar; transtorno do espectro autista; percepção docente; práticas pedagógicas; revisão de literatura |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SCHMIDT, Carlo et al. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Revista Psicologia: Teoria e Prática. São Paulo, SP, jan.-abr. 2016. p. 222-235 |
Abstract: | Em consonância com o Paradigma da Educação Inclusiva, a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) assegura que as crianças com TEA sejam matriculadas na escola regular. A presença desses educandos em classes comuns tem crescido de forma expressiva nos últimos três anos. Esse fenômeno é descrito em teses e dissertações que analisam, precisamente, as concepções e práticas de professores sobre a inclusão escolar dessa população. O objetivo deste estudo é sintetizar, por meio de uma metodologia de análise secundária de dados, estudos dessa natureza. Os participantes foram 38 professores descritos em seis pesquisas publicadas entre 2013 e 2015. Os resultados encontrados sugerem que o autismo é uma condição pouco conhecida pelos docentes, que se sentem despreparados para educar essa população. O presente trabalho ressalta a importância da formação continuada a fim de melhor preparar os professores para atuar em classes inclusivas. |
Description: | A nota de rodapé, está no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55507 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SCHMIDT. Inclusão Escolar e Autismo. p.222-235 -.pdf Restricted Access | 142,31 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.