Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55334
Comparte esta pagina
Título : | Avaliação Educacional: o Saeb, seus pressupostos, finalidades e repercussões |
Autor : | BORGES, Ana Paula Nogueira Rocha ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e SANTANA, Kátia Cristina Lima |
Palabras clave : | avaliação externa; saeb; políticas públicas educacionais; neoliberalismo |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | BORGES, APNR; ALMEIDA, SPNdCe; SANTANA, KCL. Avaliação Educacional: o Saeb, seus pressupostos, finalidades e repercussões. In: SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2938 |
Resumen : | O presente artigo versa sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), tendo em vista sua incidência na (re)formulação de Políticas Públicas Educacionais no Brasil. Compreendendo seu papel de precursor dos exames de aferição do desempenho dos estudantes e das redes de ensino, nosso objetivo nesse trabalho foi analisar os documentos oficiais que tratam da organização, das características e funções do Saeb, por meio de análise documental dos marcos de referência — Versão 1.0 (2018), acompanhada de uma revisão de literatura. Os resultados indicam que o Saeb traz consigo nuances da ideologia neoliberal ao estabelecer um padrão de competência a ser alcançado pelos estudantes, desconsiderando o contexto social em que estão inseridos, bem como se submete à lógica da produtividade, com consequente ranqueamento das escolas participantes. O estudo aponta que os mecanismos de avaliação devem garantir o ensino de qualidade a todos, respeitadas as necessidades específicas de cada estudante e escola, bem como os dados quantitativos devem ser utilizados como tomada de decisão para as práticas pedagógicas. |
Descripción : | Documento não inclui notas de rodapé. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55334 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BORGES; ALMEIDA. Avaliação educacional. p. 1-26 -.pdf Acceso restringido | 241,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.