Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55334

Share on

Title: Avaliação Educacional: o Saeb, seus pressupostos, finalidades e repercussões
Authors: BORGES, Ana Paula Nogueira Rocha
ALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e
SANTANA, Kátia Cristina Lima
Keywords: avaliação externa; saeb; políticas públicas educacionais; neoliberalismo
Issue Date: 2021
Citation: BORGES, APNR; ALMEIDA, SPNdCe; SANTANA, KCL. Avaliação Educacional: o Saeb, seus pressupostos, finalidades e repercussões. In: SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2938
Abstract: O presente artigo versa sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), tendo em vista sua incidência na (re)formulação de Políticas Públicas Educacionais no Brasil. Compreendendo seu papel de precursor dos exames de aferição do desempenho dos estudantes e das redes de ensino, nosso objetivo nesse trabalho foi analisar os documentos oficiais que tratam da organização, das características e funções do Saeb, por meio de análise documental dos marcos de referência — Versão 1.0 (2018), acompanhada de uma revisão de literatura. Os resultados indicam que o Saeb traz consigo nuances da ideologia neoliberal ao estabelecer um padrão de competência a ser alcançado pelos estudantes, desconsiderando o contexto social em que estão inseridos, bem como se submete à lógica da produtividade, com consequente ranqueamento das escolas participantes. O estudo aponta que os mecanismos de avaliação devem garantir o ensino de qualidade a todos, respeitadas as necessidades específicas de cada estudante e escola, bem como os dados quantitativos devem ser utilizados como tomada de decisão para as práticas pedagógicas.
Description: Documento não inclui notas de rodapé.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55334
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BORGES; ALMEIDA. Avaliação educacional. p. 1-26 -.pdf
  Restricted Access
241,1 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.