Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55334

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorBORGES, Ana Paula Nogueira Rocha-
dc.contributor.authorALMEIDA, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e-
dc.contributor.authorSANTANA, Kátia Cristina Lima-
dc.date.accessioned2024-03-04T18:24:23Z-
dc.date.available2024-03-04T18:24:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBORGES, APNR; ALMEIDA, SPNdCe; SANTANA, KCL. Avaliação Educacional: o Saeb, seus pressupostos, finalidades e repercussões. In: SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2938pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55334-
dc.descriptionDocumento não inclui notas de rodapé.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo versa sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), tendo em vista sua incidência na (re)formulação de Políticas Públicas Educacionais no Brasil. Compreendendo seu papel de precursor dos exames de aferição do desempenho dos estudantes e das redes de ensino, nosso objetivo nesse trabalho foi analisar os documentos oficiais que tratam da organização, das características e funções do Saeb, por meio de análise documental dos marcos de referência — Versão 1.0 (2018), acompanhada de uma revisão de literatura. Os resultados indicam que o Saeb traz consigo nuances da ideologia neoliberal ao estabelecer um padrão de competência a ser alcançado pelos estudantes, desconsiderando o contexto social em que estão inseridos, bem como se submete à lógica da produtividade, com consequente ranqueamento das escolas participantes. O estudo aponta que os mecanismos de avaliação devem garantir o ensino de qualidade a todos, respeitadas as necessidades específicas de cada estudante e escola, bem como os dados quantitativos devem ser utilizados como tomada de decisão para as práticas pedagógicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.subjectavaliação externapt_BR
dc.subjectsaebpt_BR
dc.subjectpolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectneoliberalismopt_BR
dc.titleAvaliação Educacional: o Saeb, seus pressupostos, finalidades e repercussõespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2938pt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2024-02-
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BORGES; ALMEIDA. Avaliação educacional. p. 1-26 -.pdf
  Acceso restringido
241,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.