Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55236

Compartilhe esta página

Título: Concepções de Linguagem e o Processo de Ensino-Aprendizagem de Inglês: um Estudo sobre a Formação em Secretariado Executivo (UFPE, UFPB e UFS)
Autor(es): DUTRA, Vitória Regina Bezerra
SILVA, Renê Ferreira da
Palavras-chave: Concepções de linguagem; Ensino-Aprendizagem; Formação; Inglês; Secretariado Executivo
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: SILVA, Renê Ferreira da.; DUTRA, Vitória Regina Bezerra. Concepções de Linguagem e o Processo de Ensino-Aprendizagem de Inglês: um Estudo sobre a Formação em Secretariado Executivo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo abordar as relações estabelecidas entre concepções de linguagem, ensino-aprendizagem de Inglês e a formação em Secretariado Executivo, especificamente em três instituições federais de ensino localizadas na região nordeste do Brasil (UFPE, UFPB e UFS). Os pressupostos teóricos de Brancher (2011), Bruno (2022) e Duarte (2010) serviram como fontes para o desenvolvimento desta pesquisa, no que diz respeito aos processos de ensino-aprendizagem e concepções de linguagem. A metodologia adotada para produção e análise de dados se pautou em uma abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, com o auxílio de procedimentos descritivos e exploratórios. Por meio de um levantamento documental e bibliográfico buscou-se compreender como a diversidade de concepções de linguagem e de ensino-aprendizagem permeiam os Projetos Pedagógicos de Curso que envolvem as disciplinas de língua inglesa nos cursos de Secretariado Executivo. Foi observada de forma latente a concepção de linguagem como instrumento de comunicação nos dados analisados, o que revela o foco na atuação quase exclusiva do secretário executivo como um agente em esferas de fins comerciais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55236
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Concepções de Linguagem e o Processo de Ensino-Aprendizagem de Inglês.pdf212,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons