Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55236

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos-
dc.contributor.authorDUTRA, Vitória Regina Bezerra-
dc.contributor.authorSILVA, Renê Ferreira da-
dc.date.accessioned2024-02-28T16:47:36Z-
dc.date.available2024-02-28T16:47:36Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2024-02-09-
dc.identifier.citationSILVA, Renê Ferreira da.; DUTRA, Vitória Regina Bezerra. Concepções de Linguagem e o Processo de Ensino-Aprendizagem de Inglês: um Estudo sobre a Formação em Secretariado Executivo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55236-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo abordar as relações estabelecidas entre concepções de linguagem, ensino-aprendizagem de Inglês e a formação em Secretariado Executivo, especificamente em três instituições federais de ensino localizadas na região nordeste do Brasil (UFPE, UFPB e UFS). Os pressupostos teóricos de Brancher (2011), Bruno (2022) e Duarte (2010) serviram como fontes para o desenvolvimento desta pesquisa, no que diz respeito aos processos de ensino-aprendizagem e concepções de linguagem. A metodologia adotada para produção e análise de dados se pautou em uma abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, com o auxílio de procedimentos descritivos e exploratórios. Por meio de um levantamento documental e bibliográfico buscou-se compreender como a diversidade de concepções de linguagem e de ensino-aprendizagem permeiam os Projetos Pedagógicos de Curso que envolvem as disciplinas de língua inglesa nos cursos de Secretariado Executivo. Foi observada de forma latente a concepção de linguagem como instrumento de comunicação nos dados analisados, o que revela o foco na atuação quase exclusiva do secretário executivo como um agente em esferas de fins comerciais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConcepções de linguagempt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.titleConcepções de Linguagem e o Processo de Ensino-Aprendizagem de Inglês: um Estudo sobre a Formação em Secretariado Executivo (UFPE, UFPB e UFS)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7905185227519919pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to explore the relationships established between language conceptions, the teaching and learning process of English, and Executive Secretary training in three federal educational institutions located in the Northeast region of Brazil (UFPE, UFPB, and UFS). The studies of Brancher (2011), Bruno (2022), and Duarte (2010) guided this research regarding the teaching-learning processes and language conceptions. The adopted methodology for data production and analysis was qualitative, as a case study, employing descriptive and exploratory procedures. Through a documentary and bibliographic research, we sought to understand how the diversity of language and teaching-learning conceptions permeate the Pedagogical Course Projects involving English language disciplines in the Executive Secretariat courses. We conclude that the conception of language as a communication tool is evident in the analyzed data, revealing a focus on the almost exclusive role of the executive secretary as an agent in commercial spheres.pt_BR
dc.degree.departamentCCSApt_BR
dc.degree.graduationSecretariado Executivopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Concepções de Linguagem e o Processo de Ensino-Aprendizagem de Inglês.pdf212,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons