Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55236
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARTINS, Louis Guillaume Théodore Bueno Santos | - |
dc.contributor.author | DUTRA, Vitória Regina Bezerra | - |
dc.contributor.author | SILVA, Renê Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T16:47:36Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28T16:47:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Renê Ferreira da.; DUTRA, Vitória Regina Bezerra. Concepções de Linguagem e o Processo de Ensino-Aprendizagem de Inglês: um Estudo sobre a Formação em Secretariado Executivo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55236 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo abordar as relações estabelecidas entre concepções de linguagem, ensino-aprendizagem de Inglês e a formação em Secretariado Executivo, especificamente em três instituições federais de ensino localizadas na região nordeste do Brasil (UFPE, UFPB e UFS). Os pressupostos teóricos de Brancher (2011), Bruno (2022) e Duarte (2010) serviram como fontes para o desenvolvimento desta pesquisa, no que diz respeito aos processos de ensino-aprendizagem e concepções de linguagem. A metodologia adotada para produção e análise de dados se pautou em uma abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, com o auxílio de procedimentos descritivos e exploratórios. Por meio de um levantamento documental e bibliográfico buscou-se compreender como a diversidade de concepções de linguagem e de ensino-aprendizagem permeiam os Projetos Pedagógicos de Curso que envolvem as disciplinas de língua inglesa nos cursos de Secretariado Executivo. Foi observada de forma latente a concepção de linguagem como instrumento de comunicação nos dados analisados, o que revela o foco na atuação quase exclusiva do secretário executivo como um agente em esferas de fins comerciais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Concepções de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Inglês | pt_BR |
dc.subject | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.title | Concepções de Linguagem e o Processo de Ensino-Aprendizagem de Inglês: um Estudo sobre a Formação em Secretariado Executivo (UFPE, UFPB e UFS) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7905185227519919 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to explore the relationships established between language conceptions, the teaching and learning process of English, and Executive Secretary training in three federal educational institutions located in the Northeast region of Brazil (UFPE, UFPB, and UFS). The studies of Brancher (2011), Bruno (2022), and Duarte (2010) guided this research regarding the teaching-learning processes and language conceptions. The adopted methodology for data production and analysis was qualitative, as a case study, employing descriptive and exploratory procedures. Through a documentary and bibliographic research, we sought to understand how the diversity of language and teaching-learning conceptions permeate the Pedagogical Course Projects involving English language disciplines in the Executive Secretariat courses. We conclude that the conception of language as a communication tool is evident in the analyzed data, revealing a focus on the almost exclusive role of the executive secretary as an agent in commercial spheres. | pt_BR |
dc.degree.departament | CCSA | pt_BR |
dc.degree.graduation | Secretariado Executivo | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Concepções de Linguagem e o Processo de Ensino-Aprendizagem de Inglês.pdf | 212,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons