Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55114

Comparte esta pagina

Título : ENSINO DE GEOGRAFIA, GLOBALIZAÇÃO E COTIDIANO: Promovendo a educação cidadã por meio de uma abordagem crítica
Autor : ALVES, Natalia Santos
Palabras clave : Ensino de Geografia; Cidadania; Globalização; Cotidiano
Fecha de publicación : 8-nov-2022
Citación : ALVES, Natalia Santos. ENSINO DE GEOGRAFIA, GLOBALIZAÇÃO E COTIDIANO: Promovendo a educação cidadã por meio de uma abordagem crítica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O ensino de Geografia possui como uma das finalidades proporcionar aos alunos uma compreensão por meio da análise do espaço em que eles vivem, buscando uma abordagem crítica para os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, a fim de que os alunos possam construir noções de coletividade e solidariedade. O presente estudo tem como objetivo compreender como o ensino de Geografia pode auxiliar no processo de construção da cidadania, relacionando temas do cotidiano dos alunos com os conteúdos abordados. O processo de globalização foi escolhido como exemplo de um conteúdo que pode ser explorado dessa maneira. Para a realização da pesquisa, foram consultados autores de diferentes áreas do conhecimento, sendo a maioria deles das ciências humanas; bem como alguns dos principais documentos que regulam a educação básica no Brasil. Por meio da utilização de diferentes recursos didáticos, é possível fazer conexões entre os aspectos da vida cotidiana com os temas abordados nas aulas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55114
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Natalia Santos Alves.pdf333,07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons