Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55114
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Josias Ivanildo Flores de | - |
dc.contributor.author | ALVES, Natalia Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T13:43:55Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19T13:43:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-14 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Natalia Santos. ENSINO DE GEOGRAFIA, GLOBALIZAÇÃO E COTIDIANO: Promovendo a educação cidadã por meio de uma abordagem crítica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55114 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Geografia possui como uma das finalidades proporcionar aos alunos uma compreensão por meio da análise do espaço em que eles vivem, buscando uma abordagem crítica para os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, a fim de que os alunos possam construir noções de coletividade e solidariedade. O presente estudo tem como objetivo compreender como o ensino de Geografia pode auxiliar no processo de construção da cidadania, relacionando temas do cotidiano dos alunos com os conteúdos abordados. O processo de globalização foi escolhido como exemplo de um conteúdo que pode ser explorado dessa maneira. Para a realização da pesquisa, foram consultados autores de diferentes áreas do conhecimento, sendo a maioria deles das ciências humanas; bem como alguns dos principais documentos que regulam a educação básica no Brasil. Por meio da utilização de diferentes recursos didáticos, é possível fazer conexões entre os aspectos da vida cotidiana com os temas abordados nas aulas. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Globalização | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
dc.title | ENSINO DE GEOGRAFIA, GLOBALIZAÇÃO E COTIDIANO: Promovendo a educação cidadã por meio de uma abordagem crítica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8030534Y5&tokenCaptchar=03AL8dmw8pwuTQwQMxpHn85tXl77udWz5_zw6rjzphnX7rV-fE2Pd8NW0f3zjJ6aqCwatsODLu8ABF_W4Xc0T-wp-1xHQdO8UySnjFpwbCM3eid2SwXd1Z144eqXWosWU6cSolR0s6S728g3U7mJTdTz4pjjvZr9k4ewRlY-epYKvvMplM2mB9tFNF1SxNp9huRfTF7T_RQGmitFjmvQ6TuYVEIvzm3Q1rETHEP2xXjTv6dc70cTQZY_q8rNN5Qyjo4MuiO4g_sQtlSxdQsy3XXKP37Y28HReHEC2EIJvWbrcAQXtIWsXvi4IWzYLUBY8xaH8nrUCu_FhrTwztSIw0WtqFSn1Iv0RYfNlXWSZfpxamh7RXA7-zcwPz8YSxVrAo0v9SUW8mPqWoAi_jsrZkI-KrLNGpb98oRTy10unCu_Jgbw3qSHBM-Jr4s775B1hauEKJT-yTnpCq15wjv3i2MY3ZcA8_7zkQ0xJD7klzV11shCCWsTO7WRvaTTII7Drsi25NjVK-zc1Z76jKgpUeOyIZkHJnE4sqm1jH14H8qEtoJp45nOjG__DXYkHQ9wiWs16CkGREWj0W | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4877735T5&tokenCaptchar=03AL8dmw-zgf2-WbVvTt08uFi-O0DO5Vkj-ay9KmnJjcW7_M0mOlXAUAKRF8HMe-Y-U4fgK7sFfIbxOy453dxMW5km88kKpaL5hhp2NvT5CoY8VejrG-LeN67ulmsxVIfNgu9-KX_v7LfBLhm736Kp8D0neQs4Xpg-8m5bVbYpJmN2bcwTaPQ6_Zm1khuKWgF619Opp5SeeYuIIeMlMG-09mtOClELbuER8EUgHKJVgKELyuEQ_jS_DUGD-q9JMVVZ8p_fvr2GyaPBNhTi3S4xGRCLLWidbao2NkDWIU1TNdW9wNejrPzFfqHxgRWQbzlueP8WRzYxzld8yKsCAc4U7wxuFD61Z7gPviBmPUj5-a_dJEOpiQ9G86cIkGxcvsE2vqXglEMpZ9GU_wQ-RxyA6xIRNIOgUD2HuvE9aMfGwsYCRiv9si-eYHPyoQQ0E4ExIq3QKjsjKU-30mCFFYId7M18U6VY2LlSc6A-xphMCvBe9Pl5pg3wXX0Vjl8ahdXW-DhcyRx36yCPmjryagphY9TRXw1UHNXRy35oiH9ftysTrT9TPpUpz5CsinNynviQj1_HtvV20dSM | pt_BR |
dc.description.abstractx | One of the main aims of the teaching of Geography is providing the students with comprehension through the analysis of the space where they live, seeking a critical approach to the content being covered in the classroom, so that the students can build notions of collectivity and solidarity. The current study aims at understanding how Geography teaching can help in the process of building citizenship, relating themes from the students’ everyday lives to the content covered. The process of Globalization was chosen as an example of a piece of content that can be explored that way. To accomplish this research, authors from different areas of knowledge were consulted, most of them from the human sciences; as well as official documents that regulate basic education in Brazil. Through the use of different didactic resources, it’s possible to make connections between aspects from students’ daily lives to themes addressed in class. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Natalia Santos Alves.pdf | 333,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons