Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55114

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Josias Ivanildo Flores de-
dc.contributor.authorALVES, Natalia Santos-
dc.date.accessioned2024-02-19T13:43:55Z-
dc.date.available2024-02-19T13:43:55Z-
dc.date.issued2022-11-08-
dc.date.submitted2024-02-14-
dc.identifier.citationALVES, Natalia Santos. ENSINO DE GEOGRAFIA, GLOBALIZAÇÃO E COTIDIANO: Promovendo a educação cidadã por meio de uma abordagem crítica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55114-
dc.description.abstractO ensino de Geografia possui como uma das finalidades proporcionar aos alunos uma compreensão por meio da análise do espaço em que eles vivem, buscando uma abordagem crítica para os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, a fim de que os alunos possam construir noções de coletividade e solidariedade. O presente estudo tem como objetivo compreender como o ensino de Geografia pode auxiliar no processo de construção da cidadania, relacionando temas do cotidiano dos alunos com os conteúdos abordados. O processo de globalização foi escolhido como exemplo de um conteúdo que pode ser explorado dessa maneira. Para a realização da pesquisa, foram consultados autores de diferentes áreas do conhecimento, sendo a maioria deles das ciências humanas; bem como alguns dos principais documentos que regulam a educação básica no Brasil. Por meio da utilização de diferentes recursos didáticos, é possível fazer conexões entre os aspectos da vida cotidiana com os temas abordados nas aulas.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.titleENSINO DE GEOGRAFIA, GLOBALIZAÇÃO E COTIDIANO: Promovendo a educação cidadã por meio de uma abordagem críticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8030534Y5&tokenCaptchar=03AL8dmw8pwuTQwQMxpHn85tXl77udWz5_zw6rjzphnX7rV-fE2Pd8NW0f3zjJ6aqCwatsODLu8ABF_W4Xc0T-wp-1xHQdO8UySnjFpwbCM3eid2SwXd1Z144eqXWosWU6cSolR0s6S728g3U7mJTdTz4pjjvZr9k4ewRlY-epYKvvMplM2mB9tFNF1SxNp9huRfTF7T_RQGmitFjmvQ6TuYVEIvzm3Q1rETHEP2xXjTv6dc70cTQZY_q8rNN5Qyjo4MuiO4g_sQtlSxdQsy3XXKP37Y28HReHEC2EIJvWbrcAQXtIWsXvi4IWzYLUBY8xaH8nrUCu_FhrTwztSIw0WtqFSn1Iv0RYfNlXWSZfpxamh7RXA7-zcwPz8YSxVrAo0v9SUW8mPqWoAi_jsrZkI-KrLNGpb98oRTy10unCu_Jgbw3qSHBM-Jr4s775B1hauEKJT-yTnpCq15wjv3i2MY3ZcA8_7zkQ0xJD7klzV11shCCWsTO7WRvaTTII7Drsi25NjVK-zc1Z76jKgpUeOyIZkHJnE4sqm1jH14H8qEtoJp45nOjG__DXYkHQ9wiWs16CkGREWj0Wpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4877735T5&tokenCaptchar=03AL8dmw-zgf2-WbVvTt08uFi-O0DO5Vkj-ay9KmnJjcW7_M0mOlXAUAKRF8HMe-Y-U4fgK7sFfIbxOy453dxMW5km88kKpaL5hhp2NvT5CoY8VejrG-LeN67ulmsxVIfNgu9-KX_v7LfBLhm736Kp8D0neQs4Xpg-8m5bVbYpJmN2bcwTaPQ6_Zm1khuKWgF619Opp5SeeYuIIeMlMG-09mtOClELbuER8EUgHKJVgKELyuEQ_jS_DUGD-q9JMVVZ8p_fvr2GyaPBNhTi3S4xGRCLLWidbao2NkDWIU1TNdW9wNejrPzFfqHxgRWQbzlueP8WRzYxzld8yKsCAc4U7wxuFD61Z7gPviBmPUj5-a_dJEOpiQ9G86cIkGxcvsE2vqXglEMpZ9GU_wQ-RxyA6xIRNIOgUD2HuvE9aMfGwsYCRiv9si-eYHPyoQQ0E4ExIq3QKjsjKU-30mCFFYId7M18U6VY2LlSc6A-xphMCvBe9Pl5pg3wXX0Vjl8ahdXW-DhcyRx36yCPmjryagphY9TRXw1UHNXRy35oiH9ftysTrT9TPpUpz5CsinNynviQj1_HtvV20dSMpt_BR
dc.description.abstractxOne of the main aims of the teaching of Geography is providing the students with comprehension through the analysis of the space where they live, seeking a critical approach to the content being covered in the classroom, so that the students can build notions of collectivity and solidarity. The current study aims at understanding how Geography teaching can help in the process of building citizenship, relating themes from the students’ everyday lives to the content covered. The process of Globalization was chosen as an example of a piece of content that can be explored that way. To accomplish this research, authors from different areas of knowledge were consulted, most of them from the human sciences; as well as official documents that regulate basic education in Brazil. Through the use of different didactic resources, it’s possible to make connections between aspects from students’ daily lives to themes addressed in class.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Natalia Santos Alves.pdf333,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons