Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55114

Compartilhe esta página

Título: ENSINO DE GEOGRAFIA, GLOBALIZAÇÃO E COTIDIANO: Promovendo a educação cidadã por meio de uma abordagem crítica
Autor(es): ALVES, Natalia Santos
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Cidadania; Globalização; Cotidiano
Data do documento: 8-Nov-2022
Citação: ALVES, Natalia Santos. ENSINO DE GEOGRAFIA, GLOBALIZAÇÃO E COTIDIANO: Promovendo a educação cidadã por meio de uma abordagem crítica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O ensino de Geografia possui como uma das finalidades proporcionar aos alunos uma compreensão por meio da análise do espaço em que eles vivem, buscando uma abordagem crítica para os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, a fim de que os alunos possam construir noções de coletividade e solidariedade. O presente estudo tem como objetivo compreender como o ensino de Geografia pode auxiliar no processo de construção da cidadania, relacionando temas do cotidiano dos alunos com os conteúdos abordados. O processo de globalização foi escolhido como exemplo de um conteúdo que pode ser explorado dessa maneira. Para a realização da pesquisa, foram consultados autores de diferentes áreas do conhecimento, sendo a maioria deles das ciências humanas; bem como alguns dos principais documentos que regulam a educação básica no Brasil. Por meio da utilização de diferentes recursos didáticos, é possível fazer conexões entre os aspectos da vida cotidiana com os temas abordados nas aulas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55114
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Natalia Santos Alves.pdf333,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons