Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55090

Comparte esta pagina

Título : Prática de escrita autoral em sala de aula : um modelo didático do gênero aldravia
Autor : LOPES, Simone Maria de Souza
Palabras clave : Capacidades de linguagem; Produção escrita; Concepção de ensino e desenvolvimento; Aldravia; Gêneros textuais
Fecha de publicación : 23-ago-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LOPES, Simone Maria de Souza. Prática de escrita autoral em sala de aula: um modelo didático do gênero aldravia. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : As dificuldades e as lacunas relacionadas à produção escrita de estudantes do Ensino Fundamental e Médio constituem uma preocupação recorrente no cenário da educação básica brasileira. Diante desse contexto, um número significativo de pesquisas acadêmicas busca discutir e encontrar soluções para tais dificuldades. Analisando esse cenário, levantamos os seguintes questionamentos: (a) quais saberes e ações didáticas são necessários ao professor para desenvolver a capacidade de produção escrita dos alunos e (b) a produção de gêneros variados pode motivar a prática de uma escrita autoral na sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as contribuições do ensino do gênero aldravia, mediante ao uso do dispositivo sequência didática, no desenvolvimento das capacidades de linguagem de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública estadual. Objetivamos também apresentar um modelo didático para o ensino da aldravia, novo gênero poético, metonímico e genuinamente brasileiro. Nossa hipótese é que a prática de produção escrita do gênero aldravia potencializa o desenvolvimento da capacidade de linguagem dos aprendizes de escrita. Para a discussão em pauta, nos ancoramos nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart, com foco na concepção de capacidades de linguagem e análise textual (1999, 2006, 2008) e na concepção de ensino e desenvolvimento de Vygotsky (1985; 2009) e Friedrich (2010). Apoiamo-nos igualmente nos estudos desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Dolz e Gagnon (2015) e Dolz e Abouzaid (2015), que têm como eixo central a aprendizagem da linguagem por meio dos gêneros. Paralelamente, o presente trabalho está pautado no ABC das Aldravias de Donadon- Leal (2010) e da palavra poética de Ezra Pound (1976). Trata-se de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, realizada com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de Pernambuco. Os resultados evidenciam a expansão do repertório lexical e linguístico, assim como o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos durante o processo de ler e escrever aldravias, confirmando, assim, nossa hipótese.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55090
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Simone Maria de Souza Lopes.pdf5,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons