Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54778
Compartilhe esta página
Título: | A busca da eudaimonia em um mundo líquido : mindfulness como prática e encaminhamento para uma vida feliz |
Autor(es): | ALBUQUERQUE, Fábio Aguiar |
Palavras-chave: | Filosofia; Educação - Filosofia; Emoções - Alegria; Eudaimonia; Saúde; Mindfulness |
Data do documento: | 16-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ALBUQUERQUE, Fábio Aguiar. A busca da eudaimonia em um mundo líquido: mindfulness como prática e encaminhamento para uma vida feliz. 2023. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Este trabalho tem como objeto de estudo a felicidade e foi motivado pelas angústias observadas empiricamente, em sala de aula através dos relatos de estudantes que não conseguiam descrever o que é a felicidade, ou quando o faziam, atribuíam este sentimento a hábitos de consumo ou prazeres hedônicos. O objetivo geral da pesquisa foi buscar possibilidades para ampliar o entendimento dos estudantes sobre o tema proposto e contribuir, por meio da filosofia e da meditação mindfulness, para a percepção de que é possível vivenciar a felicidade. No tocante aos marcos teóricos adotados, partiu-se da perspectiva contemporânea, na qual através da visão de Zygmunt Bauman, foi apresentado o mundo líquido e a felicidade líquida, ademais, foi utilizada as bases teóricas de Aristóteles, na Grécia antiga, o qual adotou a expressão eudaimonia para descrever a felicidade como o bem maior almejado por todos os indivíduos. Para tal filósofo, a eudaimonia seria alcançada através do exercício da virtude e da contemplação. Nesse sentido, na intervenção prática com os estudantes da Escola de Referência Em Ensino Médio Felipe Camarão, foram utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem, algumas técnicas de meditação mindfulness em consonância com a contemplação aristotélica, as quais foram evidenciadas em estudos científicos, proporcionando aos praticantes a melhoria no bem estar subjetivo, diminuição da ansiedade e aumento da atenção e autoestima. Sobre os estudantes que participaram do estudo, demonstraram bastante interesse em relação ao conteúdo apresentado e nas práticas de meditação mindfulness, relatando melhoras significativas no que diz respeito à compreensão das emoções, bem estar subjetivo e foco nas aulas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54778 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fábio Aguiar Albuquerque.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons