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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO JÚNIOR, Anastácio Borges de-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Fábio Aguiar-
dc.date.accessioned2024-01-26T13:28:22Z-
dc.date.available2024-01-26T13:28:22Z-
dc.date.issued2023-08-16-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Fábio Aguiar. A busca da eudaimonia em um mundo líquido: mindfulness como prática e encaminhamento para uma vida feliz. 2023. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54778-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo a felicidade e foi motivado pelas angústias observadas empiricamente, em sala de aula através dos relatos de estudantes que não conseguiam descrever o que é a felicidade, ou quando o faziam, atribuíam este sentimento a hábitos de consumo ou prazeres hedônicos. O objetivo geral da pesquisa foi buscar possibilidades para ampliar o entendimento dos estudantes sobre o tema proposto e contribuir, por meio da filosofia e da meditação mindfulness, para a percepção de que é possível vivenciar a felicidade. No tocante aos marcos teóricos adotados, partiu-se da perspectiva contemporânea, na qual através da visão de Zygmunt Bauman, foi apresentado o mundo líquido e a felicidade líquida, ademais, foi utilizada as bases teóricas de Aristóteles, na Grécia antiga, o qual adotou a expressão eudaimonia para descrever a felicidade como o bem maior almejado por todos os indivíduos. Para tal filósofo, a eudaimonia seria alcançada através do exercício da virtude e da contemplação. Nesse sentido, na intervenção prática com os estudantes da Escola de Referência Em Ensino Médio Felipe Camarão, foram utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem, algumas técnicas de meditação mindfulness em consonância com a contemplação aristotélica, as quais foram evidenciadas em estudos científicos, proporcionando aos praticantes a melhoria no bem estar subjetivo, diminuição da ansiedade e aumento da atenção e autoestima. Sobre os estudantes que participaram do estudo, demonstraram bastante interesse em relação ao conteúdo apresentado e nas práticas de meditação mindfulness, relatando melhoras significativas no que diz respeito à compreensão das emoções, bem estar subjetivo e foco nas aulas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectEmoções - Alegriapt_BR
dc.subjectEudaimoniapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectMindfulnesspt_BR
dc.titleA busca da eudaimonia em um mundo líquido : mindfulness como prática e encaminhamento para uma vida felizpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2662102556264986pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7168494762894151pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThis work has happiness as its object of study and was motivated by the anxieties observed empirically, in the classroom through the reports of students who could not describe what happiness is, or when they did, they attributed this feeling to consumption habits or hedonic pleasures. The general objective of the research was to seek possibilities to broaden the students' understanding of the proposed theme and to contribute, through philosophy and mindfulness meditation, to the perception that it is possible to experience happiness. With regard to the theoretical frameworks adopted, we departed from the contemporary perspective, in which through the vision of Zygmunt Bauman the liquid world and liquid happiness were presented, in addition, the theoretical bases of Aristotle, in ancient Greece, were used, who adopted the expression eudaimonia to describe happiness as the highest good sought by all individuals. For such a philosopher, eudaimonia would be achieved through the exercise of virtue and contemplation. In this sense, in the practical intervention with the students of the Felipe Camarão High School Reference School, some mindfulness meditation techniques were used as a teaching-learning tool in line with Aristotelian contemplation, which were evidenced in scientific studies, providing practitioners improved subjective well-being, decreased anxiety and increased attention and self-esteem. About the students who participated in the study, who showed great interest in the content presented and in mindfulness meditation practices, reporting significant improvements in relation to the understanding of emotions, subjective well-being and focus on classes.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

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