Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54672
Compartilhe esta página
Título: | A sequência didática bilíngue como forma de inclusão de alunos surdos no ensino das ciências ambientais : um olhar sobre o descarte irregular dos plásticos |
Autor(es): | SILVA, Helton Roger da |
Palavras-chave: | Surdo; Libras; Meio Ambiente; Plástico; Inclusão |
Data do documento: | 29-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Helton Roger da. A sequência didática bilíngue como forma de inclusão de alunos surdos no ensino das ciências ambientais: um olhar sobre o descarte irregular dos plásticos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Há uma urgência em mudar a forma como a sociedade está consumindo cada vez mais plásticos. Devido à sua conveniência, baixo custo e praticidade, resíduos plásticos originados de descarte incorreto estão presentes em quase todos os lugares do mundo, trazendo inúmeros problemas para o meio ambiente. Isso torna essencial a conscientização e sensibilização de toda população para o tema. Este trabalho busca debater e mostrar a importância desta temática com alunos surdos, a fim de desenvolver métodos de ensino e aprendizagem sobre os problemas associados aos resíduos plásticos e suas implicações através das Ciências Ambientais, tendo em vista que esses alunos se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e que esta, por ser uma língua desenvolvida recentemente, em relação à Língua Portuguesa, apresenta vocabulário ainda relativamente limitado. Assim, foram elaboradas uma sequência didática bilíngue e uma cartilha com olhar para a inclusão desses alunos nesta temática tão importante para seu desenvolvimento e na sua relação com o meio ambiente para que, através da língua gestual- visual, este alunado contribua com a preservação da natureza após ter conhecimento dos conteúdos em língua de sinais, transformando-se em agente multiplicador de práticas que respeitem a natureza. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54672 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Helton Roger da Silva.pdf | 3,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons