Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54672
Share on
Title: | A sequência didática bilíngue como forma de inclusão de alunos surdos no ensino das ciências ambientais : um olhar sobre o descarte irregular dos plásticos |
Authors: | SILVA, Helton Roger da |
Keywords: | Surdo; Libras; Meio Ambiente; Plástico; Inclusão |
Issue Date: | 29-Aug-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SILVA, Helton Roger da. A sequência didática bilíngue como forma de inclusão de alunos surdos no ensino das ciências ambientais: um olhar sobre o descarte irregular dos plásticos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Há uma urgência em mudar a forma como a sociedade está consumindo cada vez mais plásticos. Devido à sua conveniência, baixo custo e praticidade, resíduos plásticos originados de descarte incorreto estão presentes em quase todos os lugares do mundo, trazendo inúmeros problemas para o meio ambiente. Isso torna essencial a conscientização e sensibilização de toda população para o tema. Este trabalho busca debater e mostrar a importância desta temática com alunos surdos, a fim de desenvolver métodos de ensino e aprendizagem sobre os problemas associados aos resíduos plásticos e suas implicações através das Ciências Ambientais, tendo em vista que esses alunos se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e que esta, por ser uma língua desenvolvida recentemente, em relação à Língua Portuguesa, apresenta vocabulário ainda relativamente limitado. Assim, foram elaboradas uma sequência didática bilíngue e uma cartilha com olhar para a inclusão desses alunos nesta temática tão importante para seu desenvolvimento e na sua relação com o meio ambiente para que, através da língua gestual- visual, este alunado contribua com a preservação da natureza após ter conhecimento dos conteúdos em língua de sinais, transformando-se em agente multiplicador de práticas que respeitem a natureza. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54672 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Helton Roger da Silva.pdf | 3,84 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License