Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54672

Share on

Title: A sequência didática bilíngue como forma de inclusão de alunos surdos no ensino das ciências ambientais : um olhar sobre o descarte irregular dos plásticos
Authors: SILVA, Helton Roger da
Keywords: Surdo; Libras; Meio Ambiente; Plástico; Inclusão
Issue Date: 29-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Helton Roger da. A sequência didática bilíngue como forma de inclusão de alunos surdos no ensino das ciências ambientais: um olhar sobre o descarte irregular dos plásticos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Há uma urgência em mudar a forma como a sociedade está consumindo cada vez mais plásticos. Devido à sua conveniência, baixo custo e praticidade, resíduos plásticos originados de descarte incorreto estão presentes em quase todos os lugares do mundo, trazendo inúmeros problemas para o meio ambiente. Isso torna essencial a conscientização e sensibilização de toda população para o tema. Este trabalho busca debater e mostrar a importância desta temática com alunos surdos, a fim de desenvolver métodos de ensino e aprendizagem sobre os problemas associados aos resíduos plásticos e suas implicações através das Ciências Ambientais, tendo em vista que esses alunos se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e que esta, por ser uma língua desenvolvida recentemente, em relação à Língua Portuguesa, apresenta vocabulário ainda relativamente limitado. Assim, foram elaboradas uma sequência didática bilíngue e uma cartilha com olhar para a inclusão desses alunos nesta temática tão importante para seu desenvolvimento e na sua relação com o meio ambiente para que, através da língua gestual- visual, este alunado contribua com a preservação da natureza após ter conhecimento dos conteúdos em língua de sinais, transformando-se em agente multiplicador de práticas que respeitem a natureza.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54672
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Helton Roger da Silva.pdf3,84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons