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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54672

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Helotonio-
dc.contributor.authorSILVA, Helton Roger da-
dc.date.accessioned2024-01-22T17:09:05Z-
dc.date.available2024-01-22T17:09:05Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Helton Roger da. A sequência didática bilíngue como forma de inclusão de alunos surdos no ensino das ciências ambientais: um olhar sobre o descarte irregular dos plásticos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54672-
dc.description.abstractHá uma urgência em mudar a forma como a sociedade está consumindo cada vez mais plásticos. Devido à sua conveniência, baixo custo e praticidade, resíduos plásticos originados de descarte incorreto estão presentes em quase todos os lugares do mundo, trazendo inúmeros problemas para o meio ambiente. Isso torna essencial a conscientização e sensibilização de toda população para o tema. Este trabalho busca debater e mostrar a importância desta temática com alunos surdos, a fim de desenvolver métodos de ensino e aprendizagem sobre os problemas associados aos resíduos plásticos e suas implicações através das Ciências Ambientais, tendo em vista que esses alunos se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e que esta, por ser uma língua desenvolvida recentemente, em relação à Língua Portuguesa, apresenta vocabulário ainda relativamente limitado. Assim, foram elaboradas uma sequência didática bilíngue e uma cartilha com olhar para a inclusão desses alunos nesta temática tão importante para seu desenvolvimento e na sua relação com o meio ambiente para que, através da língua gestual- visual, este alunado contribua com a preservação da natureza após ter conhecimento dos conteúdos em língua de sinais, transformando-se em agente multiplicador de práticas que respeitem a natureza.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectPlásticopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA sequência didática bilíngue como forma de inclusão de alunos surdos no ensino das ciências ambientais : um olhar sobre o descarte irregular dos plásticospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6655073194610290pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3267843405581248pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThere is an urgency to change the way society is consuming more and more plastics. Due to its convenience, low cost and practicality, plastic waste originating from incorrect disposal is present almost everywhere in the world, bringing numerous problems to the environment. This makes it essential to raise awareness and sensitization of the entire population to the subject. This work seeks to debate and show the importance of this theme with deaf students, in order to develop teaching and learning methods about the problems associated with plastic waste and its implications through Environmental Sciences, considering that these students communicate through the Brazilian Sign Language (Libras), and that this, being a recently developed language, in relation to the Portuguese language, it still has a relatively limited vocabulary. Thus, a bilingual didactic sequence and a booklet were elaborated with a view to the inclusion of these students in this theme so important for their development and in their relationship with the environment so that, through visual sign language, this student contributes to the preservation of nature after having knowledge of the contents in sign language, becoming a multiplier agent of practices that respect nature.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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