Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54124

Comparte esta pagina

Título : A gestão de conflitos à luz do profissional de secretariado executivo.
Autor : NASCIMENTO, Carolaine Paulino do
SILVA, Joana Karoline da
Palabras clave : secretariado executivo; gestão de conflitos; competências secretariais
Fecha de publicación : 22-abr-2023
Citación : NASCIMENTO, Carolaine Paulino do; SILVA, Joana Karoline da. A gestão de conflitos à luz do profissional de secretariado executivo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : No decorrer dos anos ocorreram mudanças no cenário organizacional, que causaram efeitos significativos nas empresas, que exigiram mais flexibilidade do profissional para atuar em diversas situações, além de ter a possibilidade de conviver num ambiente de trabalho competitivo. Dessa maneira, percebe-se que o ambiente de trabalho é um meio propício a presença de conflitos na rotina de outrem, sejam eles positivos ou negativos. Por esse viés, nesse estudo buscou-se investigar quais habilidades e competências, que estão inclusas no perfil do profissional de secretariado executivo, são mais utilizadas na rotina secretarial para desempenhar a gestão de conflitos organizacionais. A pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva, exploratória, direcionada para os profissionais graduados e atuantes na área secretarial. Os dados obtidos nesta pesquisa, possibilitaram resultados que evidenciam a presença de conflitos no cotidiano no trabalho secretarial, especificando os conflitos de relacionamento e de tarefas. Tais conflitos surgem por várias razões, sendo causadas por falhas na comunicação e na interpretação de informações. Com relação às estratégias adotadas para o gerenciamento de conflitos na área secretarial, salienta-se a postura de colaboração. Dessa forma, conclui-se sobre a importância do secretário ter competências interpessoais e comunicativas, desenvolvidas para poder mediar as relações no ambiente organizacional de forma assertiva, visando reduzir os efeitos negativos dos conflitos organizacionais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54124
Aparece en las colecciones: (TCC) - Secretariado Executivo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_A gestão de conflitos à luz do profissional de secretariado executivo.pdf274,61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons