Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54124

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Geyza D`Ávila-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Carolaine Paulino do-
dc.contributor.authorSILVA, Joana Karoline da-
dc.date.accessioned2023-12-18T15:56:20Z-
dc.date.available2023-12-18T15:56:20Z-
dc.date.issued2023-04-22-
dc.date.submitted2023-09-27-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Carolaine Paulino do; SILVA, Joana Karoline da. A gestão de conflitos à luz do profissional de secretariado executivo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54124-
dc.description.abstractNo decorrer dos anos ocorreram mudanças no cenário organizacional, que causaram efeitos significativos nas empresas, que exigiram mais flexibilidade do profissional para atuar em diversas situações, além de ter a possibilidade de conviver num ambiente de trabalho competitivo. Dessa maneira, percebe-se que o ambiente de trabalho é um meio propício a presença de conflitos na rotina de outrem, sejam eles positivos ou negativos. Por esse viés, nesse estudo buscou-se investigar quais habilidades e competências, que estão inclusas no perfil do profissional de secretariado executivo, são mais utilizadas na rotina secretarial para desempenhar a gestão de conflitos organizacionais. A pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva, exploratória, direcionada para os profissionais graduados e atuantes na área secretarial. Os dados obtidos nesta pesquisa, possibilitaram resultados que evidenciam a presença de conflitos no cotidiano no trabalho secretarial, especificando os conflitos de relacionamento e de tarefas. Tais conflitos surgem por várias razões, sendo causadas por falhas na comunicação e na interpretação de informações. Com relação às estratégias adotadas para o gerenciamento de conflitos na área secretarial, salienta-se a postura de colaboração. Dessa forma, conclui-se sobre a importância do secretário ter competências interpessoais e comunicativas, desenvolvidas para poder mediar as relações no ambiente organizacional de forma assertiva, visando reduzir os efeitos negativos dos conflitos organizacionais.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectsecretariado executivopt_BR
dc.subjectgestão de conflitospt_BR
dc.subjectcompetências secretariaispt_BR
dc.titleA gestão de conflitos à luz do profissional de secretariado executivo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2179456768888856pt_BR
dc.description.abstractxOver the years, changes have occurred in the organizational scenario, which have had significant effects on companies, which have required more flexibility from professionals to act in different situations, in addition to being able to live in a competitive work environment. In this way, it is clear that the work environment is a conducive environment for the presence of conflicts in the routine of others, whether positive or negative. For this bias, this study sought to investigate which skills and competencies, which are included in the profile of the executive secretariat professional, are most used in the secretarial routine to perform the management of organizational conflicts. The research is classified as qualitative, descriptive, exploratory, aimed at graduated professionals working in the secretarial area. The data obtained in this research enabled results that show the presence of conflicts in daily secretarial work, specifying relationship and task conflicts. Such conflicts arise for several reasons, being caused by failures in communication and interpretation of information. With regard to the strategies adopted for conflict management in the secretarial area, the collaboration posture is highlighted. Thus, it is concluded about the importance of the secretary having interpersonal and communicative skills, developed to be able to mediate relationships in the organizational environment in an assertive way, aiming to reduce the negative effects of organizational conflicts.pt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.degree.graduationSecretariado Executivopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A gestão de conflitos à luz do profissional de secretariado executivo.pdf274,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons