Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54124

Compartilhe esta página

Título: A gestão de conflitos à luz do profissional de secretariado executivo.
Autor(es): NASCIMENTO, Carolaine Paulino do
SILVA, Joana Karoline da
Palavras-chave: secretariado executivo; gestão de conflitos; competências secretariais
Data do documento: 22-Abr-2023
Citação: NASCIMENTO, Carolaine Paulino do; SILVA, Joana Karoline da. A gestão de conflitos à luz do profissional de secretariado executivo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: No decorrer dos anos ocorreram mudanças no cenário organizacional, que causaram efeitos significativos nas empresas, que exigiram mais flexibilidade do profissional para atuar em diversas situações, além de ter a possibilidade de conviver num ambiente de trabalho competitivo. Dessa maneira, percebe-se que o ambiente de trabalho é um meio propício a presença de conflitos na rotina de outrem, sejam eles positivos ou negativos. Por esse viés, nesse estudo buscou-se investigar quais habilidades e competências, que estão inclusas no perfil do profissional de secretariado executivo, são mais utilizadas na rotina secretarial para desempenhar a gestão de conflitos organizacionais. A pesquisa classifica-se como qualitativa, descritiva, exploratória, direcionada para os profissionais graduados e atuantes na área secretarial. Os dados obtidos nesta pesquisa, possibilitaram resultados que evidenciam a presença de conflitos no cotidiano no trabalho secretarial, especificando os conflitos de relacionamento e de tarefas. Tais conflitos surgem por várias razões, sendo causadas por falhas na comunicação e na interpretação de informações. Com relação às estratégias adotadas para o gerenciamento de conflitos na área secretarial, salienta-se a postura de colaboração. Dessa forma, conclui-se sobre a importância do secretário ter competências interpessoais e comunicativas, desenvolvidas para poder mediar as relações no ambiente organizacional de forma assertiva, visando reduzir os efeitos negativos dos conflitos organizacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54124
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A gestão de conflitos à luz do profissional de secretariado executivo.pdf274,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons