Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54119
Compartilhe esta página
Título: | Desafios dos processos de alfabetização e letramento no período pós pandemia |
Autor(es): | CRUZ, Maria Joana Ferreira da |
Palavras-chave: | Alfabetização e letramento; Aprendizagem; Pós-pandemia |
Data do documento: | 21-Set-2023 |
Citação: | CRUZ, Maria Joana. Desafios nos processos de alfabetização e letramento no período pós pandemia. 2023. Trabalho de conclusão de curso de pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo identificar desafios e dificuldades vivenciados por professoras alfabetizadoras e seus estudantes durante o processo de alfabetização e letramento, na retomada do primeiro ano letivo após a pandemia da covid-19. Este trabalho encontra-se fundamentado, prioritariamente, nas reflexões de Magda Soares e Emília Ferreiro sobre alfabetização e letramento e as práticas de leitura e escrita. Os resultados das análises nos dizem que os desafios que enfrentam atualmente as professoras são, prioritariamente, de ordem pedagógica e social. Entre as quais destacam-se dificuldades relativas ao próprio processo de alfabetização, como pouco contato com a leitura e com o sistema de escrita alfabética (SEA). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54119 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desafios nos processos de alfabetização e letramento.pdf | 214,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons