Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54119

Compartilhe esta página

Título: Desafios dos processos de alfabetização e letramento no período pós pandemia
Autor(es): CRUZ, Maria Joana Ferreira da
Palavras-chave: Alfabetização e letramento; Aprendizagem; Pós-pandemia
Data do documento: 21-Set-2023
Citação: CRUZ, Maria Joana. Desafios nos processos de alfabetização e letramento no período pós pandemia. 2023. Trabalho de conclusão de curso de pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo identificar desafios e dificuldades vivenciados por professoras alfabetizadoras e seus estudantes durante o processo de alfabetização e letramento, na retomada do primeiro ano letivo após a pandemia da covid-19. Este trabalho encontra-se fundamentado, prioritariamente, nas reflexões de Magda Soares e Emília Ferreiro sobre alfabetização e letramento e as práticas de leitura e escrita. Os resultados das análises nos dizem que os desafios que enfrentam atualmente as professoras são, prioritariamente, de ordem pedagógica e social. Entre as quais destacam-se dificuldades relativas ao próprio processo de alfabetização, como pouco contato com a leitura e com o sistema de escrita alfabética (SEA).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54119
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desafios nos processos de alfabetização e letramento.pdf214,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons