Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54119

Comparte esta pagina

Título : Desafios dos processos de alfabetização e letramento no período pós pandemia
Autor : CRUZ, Maria Joana Ferreira da
Palabras clave : Alfabetização e letramento; Aprendizagem; Pós-pandemia
Fecha de publicación : 21-sep-2023
Citación : CRUZ, Maria Joana. Desafios nos processos de alfabetização e letramento no período pós pandemia. 2023. Trabalho de conclusão de curso de pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O presente artigo tem como objetivo identificar desafios e dificuldades vivenciados por professoras alfabetizadoras e seus estudantes durante o processo de alfabetização e letramento, na retomada do primeiro ano letivo após a pandemia da covid-19. Este trabalho encontra-se fundamentado, prioritariamente, nas reflexões de Magda Soares e Emília Ferreiro sobre alfabetização e letramento e as práticas de leitura e escrita. Os resultados das análises nos dizem que os desafios que enfrentam atualmente as professoras são, prioritariamente, de ordem pedagógica e social. Entre as quais destacam-se dificuldades relativas ao próprio processo de alfabetização, como pouco contato com a leitura e com o sistema de escrita alfabética (SEA).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54119
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Desafios nos processos de alfabetização e letramento.pdf214,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons