Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54119

Share on

Title: Desafios dos processos de alfabetização e letramento no período pós pandemia
Authors: CRUZ, Maria Joana Ferreira da
Keywords: Alfabetização e letramento; Aprendizagem; Pós-pandemia
Issue Date: 21-Sep-2023
Citation: CRUZ, Maria Joana. Desafios nos processos de alfabetização e letramento no período pós pandemia. 2023. Trabalho de conclusão de curso de pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente artigo tem como objetivo identificar desafios e dificuldades vivenciados por professoras alfabetizadoras e seus estudantes durante o processo de alfabetização e letramento, na retomada do primeiro ano letivo após a pandemia da covid-19. Este trabalho encontra-se fundamentado, prioritariamente, nas reflexões de Magda Soares e Emília Ferreiro sobre alfabetização e letramento e as práticas de leitura e escrita. Os resultados das análises nos dizem que os desafios que enfrentam atualmente as professoras são, prioritariamente, de ordem pedagógica e social. Entre as quais destacam-se dificuldades relativas ao próprio processo de alfabetização, como pouco contato com a leitura e com o sistema de escrita alfabética (SEA).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54119
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desafios nos processos de alfabetização e letramento.pdf214,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons