Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54119
Share on
Title: | Desafios dos processos de alfabetização e letramento no período pós pandemia |
Authors: | CRUZ, Maria Joana Ferreira da |
Keywords: | Alfabetização e letramento; Aprendizagem; Pós-pandemia |
Issue Date: | 21-Sep-2023 |
Citation: | CRUZ, Maria Joana. Desafios nos processos de alfabetização e letramento no período pós pandemia. 2023. Trabalho de conclusão de curso de pedagogia- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo identificar desafios e dificuldades vivenciados por professoras alfabetizadoras e seus estudantes durante o processo de alfabetização e letramento, na retomada do primeiro ano letivo após a pandemia da covid-19. Este trabalho encontra-se fundamentado, prioritariamente, nas reflexões de Magda Soares e Emília Ferreiro sobre alfabetização e letramento e as práticas de leitura e escrita. Os resultados das análises nos dizem que os desafios que enfrentam atualmente as professoras são, prioritariamente, de ordem pedagógica e social. Entre as quais destacam-se dificuldades relativas ao próprio processo de alfabetização, como pouco contato com a leitura e com o sistema de escrita alfabética (SEA). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54119 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Desafios nos processos de alfabetização e letramento.pdf | 214,06 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License