Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54000

Compartilhe esta página

Título: Uma proposta baseada em chatbot personalizado para apoiar o estudo de metodologias de gestão de projetos
Autor(es): SILVA, Ewerton Felipe Ferreira da
Palavras-chave: aprendizagem significativa; chatbot; sistema de tutoria
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: SILVA, Ewerton Felipe Ferreira. Uma proposta baseada em chatbot personalizado para apoiar o estudo de metodologias de gestão de projetos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Sistemas de Informação – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O processo de aprendizagem não segue um padrão único para todos estudantes, pois depende de preferências e necessidades específicas de cada pessoa. Tais particularidades têm um impacto direto na eficácia do aprendizado. Nesse contexto, este estudo propõe o desenvolvimento de um sistema de tutoria utilizando um chatbot, cuja função é identificar o estilo de aprendizado de cada usuário e, com base nessa compreensão, apresentar atividades de estudo direcionadas individualmente para abordar metodologias e frameworks de gestão de projetos. O sistema de tutoria faz uso da teoria de aprendizagem significativa na detecção do perfil de aprendizagem do aluno para personalização da trilha de aprendizado. O objetivo principal do sistema é oferecer suporte na introdução ao estudo de gestão de projetos e melhorar a experiência de aprendizado de acordo com as características individuais de cada estudante, maximizando a assimilação de conhecimento. O desenvolvimento do sistema foi guiado através do método de design science research. Após uma avaliação do sistema proposto, foram observados pontos promissores sobre a abordagem, com usuários destacando melhoria na produtividade e facilidade no uso da ferramenta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54000
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ewerton Felipe Ferreira da Silva.pdf882,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons