Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54000

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Simone Cristiane dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Ewerton Felipe Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-12-07T14:01:53Z-
dc.date.available2023-12-07T14:01:53Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-10-31-
dc.identifier.citationSILVA, Ewerton Felipe Ferreira. Uma proposta baseada em chatbot personalizado para apoiar o estudo de metodologias de gestão de projetos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Sistemas de Informação – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54000-
dc.description.abstractO processo de aprendizagem não segue um padrão único para todos estudantes, pois depende de preferências e necessidades específicas de cada pessoa. Tais particularidades têm um impacto direto na eficácia do aprendizado. Nesse contexto, este estudo propõe o desenvolvimento de um sistema de tutoria utilizando um chatbot, cuja função é identificar o estilo de aprendizado de cada usuário e, com base nessa compreensão, apresentar atividades de estudo direcionadas individualmente para abordar metodologias e frameworks de gestão de projetos. O sistema de tutoria faz uso da teoria de aprendizagem significativa na detecção do perfil de aprendizagem do aluno para personalização da trilha de aprendizado. O objetivo principal do sistema é oferecer suporte na introdução ao estudo de gestão de projetos e melhorar a experiência de aprendizado de acordo com as características individuais de cada estudante, maximizando a assimilação de conhecimento. O desenvolvimento do sistema foi guiado através do método de design science research. Após uma avaliação do sistema proposto, foram observados pontos promissores sobre a abordagem, com usuários destacando melhoria na produtividade e facilidade no uso da ferramenta.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
dc.subjectchatbotpt_BR
dc.subjectsistema de tutoriapt_BR
dc.titleUma proposta baseada em chatbot personalizado para apoiar o estudo de metodologias de gestão de projetospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3675858428545219pt_BR
dc.description.abstractxThe learning process does not follow an exclusive pattern for all students, as it depends on each person's specific preferences and needs. Such particularities have a direct impact on the effectiveness of learning. In this context, this study proposes the development of a tutoring system using a chatbot, whose function is to identify the learning style of each user and, based on this understanding, present individually targeted study activities to address project management methodologies and structures. The tutoring system makes use of meaningful learning theory in detecting the student's learning profile for personalizing the learning path. The main objective of the system is to offer support in the introduction to the study of project management and improve the learning experience according to the individual characteristics of each student, maximizing the assimilation of knowledge. The development of the system was guided by the design science research method. After an evaluation of the proposed system, promising points about the approach were collected, with users highlighting improvements in productivity and ease of use of the tool.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação pt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ewerton Felipe Ferreira da Silva.pdf882,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons