Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53768

Compartilhe esta página

Título: Deficiência intelectual no Ensino Fundamental : um olhar para a prática de leitura
Autor(es): LOPES, Luana
BARRETO, Déborah
Palavras-chave: Deficiência intelectual; Ensino Fundamental; Leitura
Data do documento: Out-2023
Citação: LOPES, Luana Gonçalves Pires; BARRETO, Déborah Maria de Melo. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: Um olhar para a prática de leitura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A deficiência intelectual é caracterizada por um desenvolvimento intelectual incompleto e tal condição afeta os aspectos cognitivos, sociais e educacionais dos indivíduos. Este trabalho objetivou identificar o potencial de leitura de crianças com deficiência intelectual matriculadas no Ensino Fundamental em escola municipal do Recife. Para isso, foi considerado o perfil profissional da professora regente da turma observada, as abordagens de ensino de leitura utilizadas por ela, e foram feitas análises das atividades propostas para o ensino de leitura com crianças com deficiência intelectual. A turma escolhida para a realização da pesquisa é constituída por duas crianças com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual que ainda estão em processo de alfabetização. Enquanto aspectos metodológicos, foram realizadas observações e registros no diário de campo, análises das atividades próprias para o ensino de leitura e entrevista com a docente da turma. Os resultados, analisados de acordo com as categorias de Bardin (1977), evidenciaram a importância da parceria família-escola e de um ensino individualizado que contemple as especificidades dos estudantes. Este estudo é relevante para ampliar as discussões sobre a deficiência intelectual, que ainda é pouco discutida na atualidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53768
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luana Gonçalves Pires Lopes.pdf10,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons