Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53768
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Tícia | - |
dc.contributor.author | LOPES, Luana | - |
dc.contributor.author | BARRETO, Déborah | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T18:40:34Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27T18:40:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-21 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Luana Gonçalves Pires; BARRETO, Déborah Maria de Melo. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: Um olhar para a prática de leitura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53768 | - |
dc.description.abstract | A deficiência intelectual é caracterizada por um desenvolvimento intelectual incompleto e tal condição afeta os aspectos cognitivos, sociais e educacionais dos indivíduos. Este trabalho objetivou identificar o potencial de leitura de crianças com deficiência intelectual matriculadas no Ensino Fundamental em escola municipal do Recife. Para isso, foi considerado o perfil profissional da professora regente da turma observada, as abordagens de ensino de leitura utilizadas por ela, e foram feitas análises das atividades propostas para o ensino de leitura com crianças com deficiência intelectual. A turma escolhida para a realização da pesquisa é constituída por duas crianças com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual que ainda estão em processo de alfabetização. Enquanto aspectos metodológicos, foram realizadas observações e registros no diário de campo, análises das atividades próprias para o ensino de leitura e entrevista com a docente da turma. Os resultados, analisados de acordo com as categorias de Bardin (1977), evidenciaram a importância da parceria família-escola e de um ensino individualizado que contemple as especificidades dos estudantes. Este estudo é relevante para ampliar as discussões sobre a deficiência intelectual, que ainda é pouco discutida na atualidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Deficiência intelectual no Ensino Fundamental : um olhar para a prática de leitura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO, Liliane | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7665439451516790 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6470139583641427 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Intellectual disability is characterized by an incomplete intellectual development and such condition affects the cognitive, social and educational aspects of the individuals. This study aims to identify the reading potential of students with intellectual disability from an elementary school tied to Recife's municipal education system. To achieve this, it was taken into consideration the professional profile of the observed classroom's main teacher, the different approaches on reading utilized, and an analysis on the proposed activities destined to teach reading for intellectually disabled children. The chosen classroom for the research is composed by two children with diagnostic hypothesis of intellectual disability that are still into the literacy process. As for methodological aspects, observations and records were made into a diary, as well as analysis of activities intended for teaching reading and an interview with the classroom's teacher. The evidence, analyzed according to Bardin categories (1977) emphasizes the importance of the family-school partnership and of a special education that satisfies the particularities of the students. This study is relevant to broaden the discussions about intellectual disability, which still is very undebated | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de psicologia, inclusão e educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4514107834669536 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0002-3325-9740 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0003-3274-8750 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luana Gonçalves Pires Lopes.pdf | 10,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons