Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53768

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia-
dc.contributor.authorLOPES, Luana-
dc.contributor.authorBARRETO, Déborah-
dc.date.accessioned2023-11-27T18:40:34Z-
dc.date.available2023-11-27T18:40:34Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.date.submitted2023-11-21-
dc.identifier.citationLOPES, Luana Gonçalves Pires; BARRETO, Déborah Maria de Melo. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: Um olhar para a prática de leitura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53768-
dc.description.abstractA deficiência intelectual é caracterizada por um desenvolvimento intelectual incompleto e tal condição afeta os aspectos cognitivos, sociais e educacionais dos indivíduos. Este trabalho objetivou identificar o potencial de leitura de crianças com deficiência intelectual matriculadas no Ensino Fundamental em escola municipal do Recife. Para isso, foi considerado o perfil profissional da professora regente da turma observada, as abordagens de ensino de leitura utilizadas por ela, e foram feitas análises das atividades propostas para o ensino de leitura com crianças com deficiência intelectual. A turma escolhida para a realização da pesquisa é constituída por duas crianças com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual que ainda estão em processo de alfabetização. Enquanto aspectos metodológicos, foram realizadas observações e registros no diário de campo, análises das atividades próprias para o ensino de leitura e entrevista com a docente da turma. Os resultados, analisados de acordo com as categorias de Bardin (1977), evidenciaram a importância da parceria família-escola e de um ensino individualizado que contemple as especificidades dos estudantes. Este estudo é relevante para ampliar as discussões sobre a deficiência intelectual, que ainda é pouco discutida na atualidade.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleDeficiência intelectual no Ensino Fundamental : um olhar para a prática de leiturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARVALHO, Liliane-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7665439451516790pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6470139583641427pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.description.abstractxIntellectual disability is characterized by an incomplete intellectual development and such condition affects the cognitive, social and educational aspects of the individuals. This study aims to identify the reading potential of students with intellectual disability from an elementary school tied to Recife's municipal education system. To achieve this, it was taken into consideration the professional profile of the observed classroom's main teacher, the different approaches on reading utilized, and an analysis on the proposed activities destined to teach reading for intellectually disabled children. The chosen classroom for the research is composed by two children with diagnostic hypothesis of intellectual disability that are still into the literacy process. As for methodological aspects, observations and records were made into a diary, as well as analysis of activities intended for teaching reading and an interview with the classroom's teacher. The evidence, analyzed according to Bardin categories (1977) emphasizes the importance of the family-school partnership and of a special education that satisfies the particularities of the students. This study is relevant to broaden the discussions about intellectual disability, which still is very undebatedpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de psicologia, inclusão e educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4514107834669536pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-3325-9740pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-3274-8750pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luana Gonçalves Pires Lopes.pdf10,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons