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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53584
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Título: | Avaliação e democratização da educação escolar: processos de aprendizagens emancipatórias |
Autor(es): | CRUZ, Fátima Leite |
Palavras-chave: | Avaliação; Avaliação formativa; Regulação das aprendizagens; Democratização; Emancipação |
Data do documento: | Jun-2008 |
Citação: | CRUZ, Fátima Leite. Avaliação e democratização da educação escolar: processos de aprendizagens emancipatórias. Revista E-Curriculum, PUCSP- SP. São Paulo, v. 3, n. 2, p.1-17, jun. 2008. Disponível em: http:/www.pucsp.br/ecurrculum |
Abstract: | O artigo aborda a avaliação da aprendizagem e suas relações com a formação de professores, suas práticas e a democratização da escola e da educação escolar. Em uma retrospectiva histórica analisa as repercussões na concepção de avaliação no contexto da disciplinarização, apresenta os paradigmas behaviorista e sócio-histórico e suas diferentes concepções de sujeito, ciência, prática pedagógica, e em decorrência os processos avaliativos para cada um destes referenciais. Em especial, discute-se o paradigma sócio-histórico e a avaliação da aprendizagem formativa em suas subfunções, bem como se situam as relações entre avaliação, aprendizagem e currículo, o papel do professor-pesquisador no modelo construtivista, e a democratização escolar de sentido emancipatório. |
Descrição: | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53584 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
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CRUZ. Avaliação e a Democratização da Educação. p. 1-17.pdf Acesso restrito | 147,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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