Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53584

Share on

Title: Avaliação e democratização da educação escolar: processos de aprendizagens emancipatórias
Authors: CRUZ, Fátima Leite
Keywords: Avaliação; Avaliação formativa; Regulação das aprendizagens; Democratização; Emancipação
Issue Date: Jun-2008
Citation: CRUZ, Fátima Leite. Avaliação e democratização da educação escolar: processos de aprendizagens emancipatórias. Revista E-Curriculum, PUCSP- SP. São Paulo, v. 3, n. 2, p.1-17, jun. 2008. Disponível em: http:/www.pucsp.br/ecurrculum
Abstract: O artigo aborda a avaliação da aprendizagem e suas relações com a formação de professores, suas práticas e a democratização da escola e da educação escolar. Em uma retrospectiva histórica analisa as repercussões na concepção de avaliação no contexto da disciplinarização, apresenta os paradigmas behaviorista e sócio-histórico e suas diferentes concepções de sujeito, ciência, prática pedagógica, e em decorrência os processos avaliativos para cada um destes referenciais. Em especial, discute-se o paradigma sócio-histórico e a avaliação da aprendizagem formativa em suas subfunções, bem como se situam as relações entre avaliação, aprendizagem e currículo, o papel do professor-pesquisador no modelo construtivista, e a democratização escolar de sentido emancipatório.
Description: Todas as notas de rodapé, estão no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53584
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRUZ. Avaliação e a Democratização da Educação. p. 1-17.pdf
  Restricted Access
147,56 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.